Artigos sobre Manutenção Industrial e Gestão de Ativos

Manutenção planejada: o que é e como aplicá-la?

17 de abril de 2023
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O sucesso do parque fabril depende exclusivamente da manutenção. Isso porque, é por meio dessa prática que a empresa vai assegurar o bom funcionamento dos ativos, impedir que erros ou falhas prejudiquem a fabricação de produtos e assegurar um ambiente de trabalho livre de risco para os operadores.

Quando falamos em manutenção, muitas pessoas pensam que a prática só precisa ser aplicada quando um equipamento apresenta defeitos. Mas isso está longe de ser verdade.

Existe a Manutenção Não Planejada, que realmente só ocorre quando o ativo falha e é impedido de realizar suas funções. Mas há a Manutenção Planejada, que é aplicada regularmente para detectar, prevenir e reduzir a incidência de falhas.

Sua empresa sabe o que é Manutenção Planejada e como fazer a sua aplicação? Neste artigo, explicaremos tudo que é preciso saber para aplicá-la corretamente e como um software pode ajudar na hora de você gerenciar todas as informações.

O que é Manutenção Planejada?

Trata-se de uma prática que visa detectar, prevenir e reduzir falhas em equipamentos.

A ideia de aplicar essa modalidade é impedir que as paradas repentinas ocorram e que esses imprevistos ou outros problemas maiores afetem o processo de produção.

Imagine que você tem uma indústria e que três dos seus equipamentos são de criticidade alta. Caso não aplique a Manutenção Planejada nesses ativos, é bem provável que falhas inesperadas ocorram e que você seja obrigado a paralisar a fabricação dos itens.

No grupo de Manutenção Planejada, temos:

Manutenção Corretiva Planejada: reparos são feitos de forma programada, mas apenas após o ativo apresentar defeitos;

Manutenção Preventiva: realizada continuamente e de acordo com um plano fixo para reduzir a probabilidade de falhas;

Manutenção Preditiva: para fazer o monitoramento técnico do maquinário e identificar possíveis irregularidades.

Quais os benefícios da Manutenção Planejada?

O grande benefício da Manutenção Planejada é que ela reduz a incidência de paradas repentinas. No entanto, a empresa consegue garantir outros ganhos interessantes ao aplicá-la. Veja!

Mais controle sobre desgaste das máquinas

Como a Manutenção Planejada é aplicada estrategicamente, a empresa consegue ter mais controle sobre o desgaste dos ativos. Esse conhecimento possibilita uma atuação mais rápida para retardar o desgaste e impedir que isso afete o desempenho das máquinas e equipamentos.

Redução de custos com Manutenção

Ao planejar a manutenção, a empresa consegue reduzir os custos, porque elimina a compra inesperada de materiais e a contratação de serviços terceirizados (que costumam ser caros). Ainda, consegue preparar o estoque com os itens necessários (muitas vezes, com um preço mais justo), bem como direcionar a própria equipe interna.

Melhor desempenho do parque fabril

Com a Manutenção Planejada, a empresa consegue detectar, prevenir e reduzir as falhas. Isso contribui para a melhora no desempenho de suas máquinas, equipamentos e, consequentemente, do parque fabril.

Maior competitividade

Uma vez que melhora o desempenho do parque fabril, a empresa consegue assegurar a qualidade de todos os seus produtos e cumprir com os prazos de entrega. Isso aumenta a sua competitividade, inclusive, ajudando na satisfação dos clientes.

Leia também: Qual a diferença entre Planejamento e Programação da Manutenção?

Passo a passo para implementar

A Manutenção Planejada vem do planejamento. Então, para aplicá-la corretamente, será preciso elaborar um plano contendo todas as informações relevantes sobre os ativos e os serviços de Manutenção.

Abaixo, preparamos um passo a passo para ajudar no levantamento dessas informações. Acompanhe!

Passo 1: Colete o máximo de dados sobre as máquinas

Ao planejar a manutenção, você precisa conhecer as particularidades de cada maquinário e o seu nível de criticidade. Isso porque, é necessário priorizar os ativos mais importantes para a produção e instruir os operadores da melhor forma na hora de consertar as máquinas.

Passo 2: Identifique os possíveis custos de Manutenção

Depois de coletar o máximo de dados sobre as máquinas, será preciso fazer o levantamento de todos os possíveis custos de manutenção. Aqui, vale responder questões como: Quais ferramentas são necessárias? Será preciso contratar mão de obra terceirizada? A empresa terá que adquirir novos materiais de Manutenção?

Passo 3: Selecione os profissionais encarregados pelos serviços

Assim que tiver pontuado todos os possíveis custos de manutenção, é hora de selecionar os profissionais certos. O ideal é que a empresa mantenha um histórico sobre todos os trabalhos realizados para, na hora de planejar a manutenção, saber exatamente quem foi o responsável pelas ações passadas e qual é o operador mais bem preparado para o atual serviço.

Como a tecnologia pode ajudar na Manutenção Planejada?

É muito importante que a empresa gerencie todas as informações para simplificar e otimizar a elaboração da Manutenção Planejada.

Aliás, fazer tudo manualmente pode ser muito desafiador e tornar todo o processo exaustivo. Por isso, nesse caso, o ideal é contar com ferramentas tecnológicas que não só integrem os departamentos, como também mantenham todas as informações salvas em um só espaço.

O Software para Gestão de Manutenção é uma dessas tecnologias. Com o sistema, a sua empresa consegue registrar os dados em poucos cliques, gerir todas as informações e, inclusive, automatizar o Planejamento da Manutenção.

Não conhece um software capaz de fazer isso? Conheça o Keepfy!

trial keepfy

plugins premium WordPress