Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Artigos sobre Manutenção Industrial e Gestão de Ativos

Como reduzir os custos de manutenção de forma simples e eficiente?

Luan Santos
Escrito por Luan Santos em 3 de setembro de 2020
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O setor de manutenção é uma área que pode acabar sendo bastante custosa. Implica em gastos com ferramentas, contratação de mão de obra, compra de peças de reposição, depreciação das máquinas.

Enfim, uma série de questões que podem fazer qualquer gestor perder a cabeça se não houver controle.

A falta de gestão pode impactar no caixa, prejudicar o desempenho e interferir em uma boa tomada de decisão. Sendo assim, para que a empresa consiga desempenhar a gestão da manutenção com folga, é necessário que os profissionais realizem o controle de todos os custos.

Só assim é possível garantir mais economia.

Não sabe como reduzir os custos de manutenção de forma simples e eficiente? Veja, neste post, qual é a importância em ter uma gestão de custos no setor de manutenção e quais são as principais dicas que podem ajudar a sua empresa a economizar.

Confira!

Como reduzir os custos de manutenção de forma simples e eficiente?

Gestão de custos no setor de manutenção: por que é importante?

A gestão de custos envolve o controle dos gastos de uma organização. Quando é realizada de forma inteligente, possibilita que o gestor identifique oportunidades de investimento, aumente a margem de lucro e tome decisões mais estratégicas.

Dentro do setor de manutenção, a gestão de custos é extremamente importante porque garante o crescimento mais sustentável dos negócios. Possibilita a realização de diagnósticos mais confiáveis sobre o desempenho dos equipamentos, além de contribuir para que a empresa diminua os gastos com a manutenção.

Ou seja, é capaz de beneficiar todo o setor. Porém, para que a organização tenha mesmo uma boa gestão de custos, e consiga desfrutar de todas as vantagens, é necessário que o gestor da manutenção tenha conhecimento sobre a forma ideal de realizá-la.

Abaixo, separamos algumas dicas para ajudar esses profissionais a desempenhar a gestão de custos com mais eficiência.

5 formas de reduzir os custos de manutenção

1. Boa administração do estoque

O estoque é o coração da empresa, certo? Sendo assim, administrá-lo corretamente é fundamental para economizar e reduzir os custos com a manutenção.

O gestor pode começar aprimorando o controle sobre as entradas e saídas, definindo peças que precisam de reposição ou separando itens com preços que podem ser renegociados.

O importante aqui é manter domínio sobre todos os elementos para evitar gastos desnecessários ou o uso inadequado de produtos, insumos e materiais.

2. Negociação com fornecedores

Outra forma de reduzir os custos é renegociando com os fornecedores. Nesse contato, o profissional de gestão é capaz de garantir preços melhores ou até obter condições mais atrativas para pagamentos.

É possível avaliar qual oferece um melhor custo-benefício, por exemplo, e com isso diminuir os gastos na aquisição dos itens.

3. Direcionar as funções corretamente

Se uma função pode ser feita de forma automatizada, por que a empresa vai querer colocar um funcionário para realizar o procedimento? Não tem necessidade.

O gestor pode economizar mais tempo, mão de obra e recursos financeiros caso direcione os trabalhadores para desempenhar outras atividades importantes.

4. Planejamento

Maior parte dos custos só é contabilizada porque falta planejamento. Se o gestor quer adquirir ferramentas novas, por exemplo, ele pode conquistar preços mais interessantes se planejar comprar em um período promocional.

Programar as compras com antecedência é uma forma de a empresa direcionar melhor os investimentos.

5. Solução tecnológica

Hoje, a empresa que consegue se destacar no mercado competitivo é aquela que encontra na tecnologia uma aliada. Com o suporte de um software de manutenção, por exemplo, pequenas e grandes marcas já são capazes de reduzir os atrasos, erros e até mesmo diminuir os riscos na fabricação.

Conseguem ter mais controle sobre os ativos, otimizar a execução de tarefas, melhorar a administração interna além de acelerar todas as suas funcionalidades. Ou seja, a tecnologia não só ajuda a melhorar a produtividade no campo fabril como reduzir os custos de forma bastante simples e fácil.

O Keepfy, uma solução tecnológica desenvolvida para facilitar a gestão da manutenção, oferece esses benefícios e muito mais. Por meio dele, a empresa também pode assegurar a confiabilidade das informações e analisar os custos com mais objetividade, alcançando assim o equilíbrio entre aquilo que ganha e investe.

Se você ainda não sabe como reduzir os custos de manutenção e nem como realizar a manutenção de ativos corretamente, acesse e comece agora mesmo o seu teste gratuito de 14 dias no Keepfy. É fácil, rápido e essa solução vai ajudá-lo a melhorar ainda mais a sua gestão.

Experimente o Keepfy por 14 dias grátis

Conta pra gente!

o que você achou deste conteúdo? Escreva nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.