O controle de recorrências no setor de manutenção é uma das principais tarefas dos gestores. No entanto, com a grande quantidade de equipamentos no chão de fábrica, essa tarefa pode se tornar um processo desafiador e complexo.
Por esse motivo, estamos aqui: para ajudar a entender o que é uma recorrência de manutenção, como ela pode ser implementada de forma eficiente e por que essa deve ser uma preocupação constante na mente de todos os gestores.
O que é uma recorrência de manutenção?
Quando o equipamento necessita de uma estratégia de manutenção preventiva, os gestores contam com uma grande parceira no controle de falhas potenciais: as chamadas recorrências de manutenção.
São manutenções preventivas ou inspeções de rotina, pré-programadas, que têm como objetivo avaliar a situação atual do equipamento e seus componentes, identificando falhas potenciais.
Por que gerenciar recorrências?
Falhas potenciais são irregularidades identificadas no comportamento do equipamento, como lentidão, vibração, mudança de temperatura, entre outros, e podem ser consideradas a raiz de uma falha funcional.
Falhas funcionais, por sua vez, são quebras no equipamento, responsáveis – na grande maioria dos casos – por paradas não planejadas, afetando o ciclo produtivo e a gestão de custos do setor de manutenção. Esse tipo de impacto costuma ocorrer com frequência em empresas que ainda enfrentam problemas de controle nos processos de manutenção.
Ao gerenciar corretamente as recorrências, é possível antecipar falhas, reduzir custos com corretivas e aumentar a disponibilidade dos ativos.
Um plano de manutenção que conta com recorrências de manutenção atua de forma eficaz na identificação destas falhas funcionais, antes que elas se tornem um problema maior para o setor.
Como fazer isso de forma eficiente?
Para construir um plano de manutenção, incluindo todas as recorrências necessárias para a sustentação do ciclo produtivo no campo fabril, é preciso voltar alguns passos no processo de manutenção.
Itens como inventariar todos os equipamentos que necessitam de manutenção e definir a estratégia de manutenção ideal para cada equipamento, fazem parte deste passo a passo.
Se você ainda não possui um processo de manutenção definido para a sua empresa, nós construímos um guia completo sobre como construir um processo de manutenção eficiente em 7 passos.
Clique na imagem abaixo para fazer o download gratuito ou, se preferir, acesse a versão completa publicada em nosso blog.
Agora, se você já sabe quais equipamentos devem receber uma manutenção ativa, identificou a criticidade de cada equipamento e definiu a estratégia ideal para cada um deles, chegou o momento de colocar em prática.
Do papel à tecnologia, são muitas as opções na hora de colocar em prática um processo de manutenção, e claro, o controle de todas as recorrências de manutenção previstas no plano de manutenção.
Uma destas opções, são as planilhas. Presentes em grande quantidade na internet, elas trazem muitas visões diferentes sobre os principais conceitos e ajudam os gestores a entender melhor os processos.
Por isso, nós criamos a Planilha de Controle de Recorrências de Manutenção, um demonstrativo prático de como gerenciar recorrências e tornar a rotina mais eficiente.
Baixe gratuitamente a planilha clicando na imagem abaixo e veja, na primeira aba, todas as orientações para usá-la corretamente.
Como a tecnologia pode contribuir?
Outra opção, é claro, e talvez a mais eficiente, é a escolha de um sistema de manutenção. São muitas as opções disponíveis no mercado, com as suas características, benefícios e níveis de investimento.
Quando falamos em recorrências de manutenção, um dos sistemas de manutenção que se tornam referência no assunto, é o Keepfy. Com ele, é possível gerenciar todas as recorrências de forma simples e prática.
Além disso, o Keepfy conta com vantagens como isenção de taxa de contratação, planos sem fidelidade e implementação facilitada.
Para quem quiser testar o controle de recorrências através do Keepfy, é possível fazê-lo utilizando os 7 dias de teste gratuitos oferecidos pela solução. Basta fazer o cadastro através do link abaixo.
Conta pra gente!
o que você achou deste conteúdo? Escreva nos comentários.