Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

e-Books

Por que escolher uma solução cloud para o setor de manutenção

Guilherme Bogo
Escrito por Guilherme Bogo em 24 de outubro de 2019
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A escolha do sistema de manutenção ideal é uma das principais tarefas da equipe de manutenção. Quando falamos nos benefícios da tecnologia conectados ao chão de fábrica, as soluções cloud podem se tornar a melhor opção a ser escolhida.

Por esse motivo, nós preparamos um e-book incrível sobre o tema. Para baixá-lo gratuitamente, basta clicar no link em vermelho abaixo, ou se preferir, podes fazer a leitura na íntegra neste post.

Faça o download do seu e-book

Neste e-book, você aprenderá:

  • O que são soluções cloud
  • Quais as principais diferenças entre soluções on-premise e cloud
  • Por que escolher uma solução cloud para o setor de manutenção

A tecnologia está presente a cada dia mais no campo fabril. Seja na produção, na qualidade, na segurança, e claro, na manutenção, novos métodos de trabalho
inovadores ou transformados pela tecnologia estão surgindo.

O papel dos gestores, neste caso, é identificar como essas novas tecnologias e esses novos métodos de trabalho podem proporcionar benefícios e vantagens para
a empresa e partir em busca de formas de implementá-las.

Os sistemas na nuvem, como são conhecidas as soluções cloud, se tornam grandes exemplos. Presentes em peso no cenário da Indústria 4.0, essas soluções trazem, na grande maioria dos casos, modernidade, praticidade e redução de custos.

O que são soluções cloud

Tudo começa com o termo cloud computing, que em português significa computação em nuvem, e por sua vez, tem como objetivo armazenar e gerenciar informações através de servidores via internet.

Estes servidores são de propriedade de empresas que, distribuem e oferecem o armazenamento e o gerenciamento por meio de serviços, de acordo com a necessidade de cada contratante.

Os servidores cloud podem ser acessados pela internet, remotamente, a qualquer hora e de qualquer lugar do mundo, sem a necessidade de instalação de
programas. Por este motivo, inclusive, a ligação com o termo “nuvem”.

Um exemplo simples é o Keepfy, sistema para manutenção industrial. Todos os dados responsáveis pelo funcionamento da solução, assim como os dados cadastrados pelos seus clientes, estão na nuvem.

Quais as principais diferenças entre soluções on-premise e cloud

Se por um lado os servidores cloud são centros de dados de propriedade de empresas e comercializados para outras empresas pela internet, os servidores on-premise trazem justamente o inverso no seu objetivo e significado.

Empresas que possuem servidores on-premise, não fazem a contratação do serviço pela internet, mas mantêm toda a estrutura de hardware internamente para manter a central de dados em funcionamento.

Os softwares utilizados pela empresa, na grande maioria dos casos, são alocados em seus próprios servidores, e por isso, não requerem o envio das informações registradas pela empresa pela internet.

A principal diferença aparente entre os dois modelos, é que servidores cloud são contratados e não requerem estrutura física, enquanto servidores on-premise
exigem a aquisição de hardwares e um custo para manutenção dos mesmos.

Contudo, enquanto servidores on-premise mantêm todas as suas informações registradas internamente, os servidores cloud enviam e retornam seus dados pela internet, o que para muitos, é um risco.

Porém, os principais softwares cloud contam atualmente com tecnologias de segurança e a contratação de servidores de referência no mercado, capazes de tornar essa tarefa simples e segura.

No entanto, não podemos dizer que servidores cloud ou servidores on-premise são melhores por determinados motivos. Tudo irá depender das características e
necessidades de cada empresa.

Geralmente, os itens a serem avaliados são flexibilidade e disponibilidade do centro de dados, segurança das informações, custo para instalação e manutenção da infraestrutura, custo de implantação e despesas recorrentes do software.

Por que escolher uma solução cloud para o setor de manutenção

O setor de manutenção é rotineiramente conhecido como um custo para a empresa, embora os novos modelos de empresas voltadas à construção de resultados com
base na tecnologia tenham mostrado um cenário diferente.

Em todos os casos, é preciso avaliar as características e necessidades da empresa para decidir a melhor opção entre cloud ou on-premise, como vimos acima. No entanto, para algumas empresas, a resposta pode estar pronta.

Para as empresas que desejam iniciar um controle de manutenção, ou melhor, “sair do mundo das planilhas”, a opção com o investimento – na grande maioria dos casos – reduzido, são as soluções cloud.

Além disso, essas soluções oferecem, também na grande maioria dos casos, praticidade e facilidade na hora de adquirir e implementar uma solução para o parque fabril. Isso em razão das tecnologias utilizadas.

Aproveite e conheça o Keepfy, um sistema de manutenção com ótimo custo-benefício, pois une eficiência de um sistema totalmente web com a facilidade de um sistema totalmente SaaS. Experimente 14 dias grátis!

Experimente o Keepfy por 14 dias grátis

Conta pra gente!

o que você achou deste conteúdo? Escreva nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *