Planilhas

Controle de Recorrências de Manutenção

30 de outubro de 2019
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O controle de recorrências no setor de manutenção é uma das principais tarefas dos gestores. Contudo, com a grande quantidade de equipamentos no chão de fábrica, essa tarefa pode se tornar um grande desafio.

Por esse motivo, estamos aqui. Para ajudar a entender o que é uma recorrência de manutenção, como ela pode ser realizada e por que essa deve ser uma preocupação na mente de todos os gestores.

O que é uma recorrência de manutenção?

Quando o equipamento necessita de uma estratégia de manutenção preventiva, os gestores contam com uma grande parceira no controle de falhas potenciais, as chamadas recorrências de manutenção.

São manutenções preventivas ou inspeções de rotina, ou seja, previamente planejadas, que têm como objetivo avaliar a situação atual do equipamento e seus componentes, em busca de falhas potenciais.

Por que gerenciar recorrências?

Falhas potenciais são irregularidades identificadas no comportamento do equipamento, como lentidão, vibração, mudança de temperatura, entre outros, e podem ser consideradas a raiz de uma falha funcional.

Falhas funcionais, por sua vez, são quebras no equipamento, responsáveis – na grande maioria dos casos – por paradas não planejadas, afetando o ciclo produtivo e a gestão de custos do setor de manutenção.

Um plano de manutenção que conta com recorrências de manutenção, consegue atuar de forma efetiva na identificação destas falhas funcionais, antes que elas se tornem um problema maior para o setor.

Como fazer isso de forma eficiente?

Para construir um plano de manutenção, incluindo todas as recorrências necessárias para a sustentação do ciclo produtivo no campo fabril, é preciso voltar alguns passos no processo de manutenção.

Itens como inventariar todos os equipamentos que necessitam de manutenção e definir a estratégia de manutenção ideal para cada equipamento, fazem parte deste passo a passo.

Se você ainda não possui um processo de manutenção definido para a sua empresa, nós construímos um guia completo sobre como construir um processo de manutenção eficiente em 7 passos.

Para baixá-lo, basta clicar na imagem abaixo em azul e fazer o download gratuitamente. Se você preferir, também pode fazer a leitura do nosso guia, na íntegra, publicado também em nosso blog.

Faça o download do seu guia

Agora, se você já sabe quais equipamentos devem receber uma manutenção ativa, identificou a criticidade de cada equipamento e definiu a estratégia ideal para cada um deles, chegou o momento de colocar em prática.

Do papel à tecnologia, são muitas as opções na hora de colocar em prática um processo de manutenção, e claro, o controle de todas as recorrências de manutenção previstas no plano de manutenção.

Uma destas opções, são as planilhas. Presentes em grande quantidade na internet, elas trazem muitas visões diferentes sobre os principais conceitos e ajudam os gestores a entender melhor os processos.

Por isso, nós criamos a planilha controle de recorrências de manutenção. Um demonstrativo de como funciona um controle de recorrências no setor de manutenção e como isso pode tornar a rotina mais eficiente.

Para baixá-la, basta clicar no link em verde abaixo e fazer o download gratuitamente. Na primeira página da planilha, você encontrará todas as informações sobre como utilizá-la da forma correta.

Faça o download da sua planilha

Como a tecnologia pode contribuir?

Outra opção, é claro, e talvez a mais eficiente, é a escolha de um sistema de manutenção. São muitas as opções disponíveis no mercado, com as suas características, benefícios e níveis de investimento.

Quando falamos em recorrências de manutenção, um dos sistemas de manutenção que se tornam referência no assunto, é o Keepfy. Com ele, é possível gerenciar todas as recorrências de forma simples e prática.

Além disso, o Keepfy conta com muitas vantagens para quem procura o melhor custo-benefício, como a isenção da taxa de contratação, planos sem fidelidade e mensalidades a partir de R$ 149,90.

Para quem quiser testar o controle de recorrências através do Keepfy, é possível fazê-lo utilizando os 14 dias de teste gratuitos oferecidos pela solução. Basta fazer o cadastro através do link abaixo.

Experimente o Keepfy por 14 dias grátis

Conta pra gente!

o que você achou deste conteúdo? Escreva nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress