Artigos sobre Manutenção Industrial e Gestão de Ativos

Disponibilidade: o que é e como calcular na manutenção

10 de outubro de 2022
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Assegurar a disponibilidade dos ativos é uma tarefa muito importante devido ao seu papel em garantir o funcionamento adequado de máquinas e a produtividade industrial. A partir dessa operação, o departamento de planejamento e controle de manutenção de uma empresa pode desenvolver estratégias eficazes para definir os equipamentos que requerem prioridade em um ambiente industrial.

Embora este seja um processo essencial para manter os ativos funcionando corretamente, muitos gestores têm dúvidas na hora de fazer o cálculo. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para abordar os principais pontos sobre o assunto. Acompanhe!

Afinal, o que é disponibilidade?

Basicamente, trata-se de uma métrica que pode ser utilizada para medir a percentagem de tempo que um ativo pode ser usado, a exemplo de uma máquina industrial. Esse índice calcula a probabilidade do equipamento estar disponível durante o período em que deveria estar funcionando, sem ficar parado devido a intervenções de manutenção preventiva.

Com essa definição em mente, fica claro que a disponibilidade de equipamentos é uma métrica essencial para o sucesso de qualquer indústria.

Nesse sentido, se uma máquina deve funcionar 10 horas/dia, mas leva uma hora para ser ligada e outra hora para manutenção, ela só está disponível 8 horas por dia. O problema é que isso pode levar a atrasos na produção e, como resultado, os clientes ficarão insatisfeitos, pois não receberão seus produtos dentro do prazo estabelecido.

Qual a diferença entre disponibilidade e confiabilidade?

A confusão conceitual entre disponibilidade e confiabilidade é comum. Mas saiba que não são a mesma coisa. Para esclarecer de uma vez por todas, apontamos suas definições e diferenças abaixo.

Disponibilidade

Como dissemos, a disponibilidade é uma métrica que mostra o tempo que um ativo pode ser utilizado efetivamente. Ainda, é o período em que o equipamento deve funcionar.

Com o exemplo que fornecemos anteriormente, é possível entender a importância dela na manutenção. Trata-se de uma medida que proporciona diversas vantagens a uma indústria, como redução de custos, aumento da produtividade e satisfação dos clientes.

Confiabilidade

Já a confiabilidade é a probabilidade de um ativo produzir o resultado esperado. Portanto, é diferente de estar disponível.

Em síntese, a confiabilidade está preocupada em garantir que os equipamentos de uma indústria produzam soluções de qualidade conforme o esperado, enquanto a disponibilidade se concentra em manter o ativo disponível, ou seja, produtivo.

Para facilitar o entendimento, imagine que você precisa viajar a negócios e necessita comprar uma passagem de avião. Nessa situação, você prefere ter o avião à sua disposição a qualquer tempo ou que ele seja seguro e confiável? Sem dúvida, você deve ter respondido a segunda opção.

No entanto, ainda que se trate de conceitos diferentes, ambos estão relacionados. Quanto maior for a confiabilidade de um ativo, maior é a sua disponibilidade.

kit indicadores de manutenção

Como calcular a disponibilidade?

Primeiro, vale a pena observar que as classificações de disponibilidade em manutenção são amplas e, geralmente, baseiam-se no tipo de tempo de inatividade usado em uma indústria. As mais comuns são a disponibilidade física e a disponibilidade inerente.

Agora, apresentaremos o conceito de cada uma e como calculá-las:

Disponibilidade física

Podemos entender a disponibilidade física como a relação entre o tempo que um ativo ou conjunto de equipamentos está em condições elétricas, mecânicas e eletrônicas para funcionar adequadamente para realizar uma operação planejada e o total de horas/calendário.

A fórmula para realizar o cálculo da disponibilidade física de um ativo é:

  • Disponibilidade física = H1 – H2 X 100% / H1

Onde:

  • H1 é o total de horas/calendário (24 horas X o número de dias do mês, que pode ser 30 ou 31);
  • H2 é o total de horas paradas para realizar manutenção no ativo (vários tipos de manutenção, por exemplo, corretiva, preventiva etc.).

Nesse sentido, suponha que o ativo está sendo avaliado em um mês que possui 30 dias. Imagine também que neste mesmo mês ocorreu uma parada de 20 horas para realizar manutenção no equipamento.

Assim, temos que H1 é igual a 720 horas/mês. Basta agora aplicar essas informações à fórmula. Vejamos:

  • 720 – 20 X 100%/720 = 97,22

No exemplo, a disponibilidade física do equipamento é 97,22. O que esse valor significa? Quanto mais próximo de 100 estiver, maior é a capacidade da indústria para lidar com a gestão dos ativos.

Disponibilidade inerente

Basicamente, é a disponibilidade ao considerar apenas o tempo de inatividade do equipamento por conta de manutenção corretiva.

A fórmula para saber a disponibilidade inerente de um ativo é:

  • Disponibilidade inerente = MTBF / MTBF + MTTR% X 100

Onde:

  • MTBF (Mean Time Between Failures): Tempo médio entre falhas;
  • MTTR (Mean Time To Repair): Tempo médio para reparo.

Vamos supor que os valores dos elementos MTBF e MTTR sejam 181 horas e 40 horas, respectivamente:

  • Disponibilidade inerente = 181 / 181 + 40 X 100 = 81,90

Assim, nesse exemplo, temos que a disponibilidade inerente do ativo é 81,90. O que esse número significa? Ele pode ajudar a indústria a pensar em ações para melhorar o tempo médio entre falhas e a reduzir o tempo médio para reparo dos ativos.

Como vimos, a disponibilidade é um importante indicador para o desenvolvimento de uma indústria, pois ajuda a aumentar sua produtividade e a entregar os produtos dos clientes no prazo correto.

Você ficou interessado em ler mais sobre o assunto? Fique atento ao nosso blog, pois estamos sempre publicando artigos que ajudam a tornar a gestão de manutenção de sua indústria eficiente e produtiva.

plugins premium WordPress