Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Artigos sobre Manutenção Industrial e Gestão de Ativos

Apontamento de contador: o que é e qual a sua importância na manutenção?

Guilherme Bogo
Escrito por Guilherme Bogo em 24 de junho de 2021
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Chega um momento em que todo equipamento precisa parar suas funções para receber manutenção.

No caso da manutenção preventiva, os reparos e consertos podem ser programados das seguintes formas: por tempo, sendo diária, semanal, quinzenal e mensal. Ou por contador, como odômetro e horímetros.

Você sabe como funciona o apontamento de contador na manutenção? Veja, neste post, o que é esse movimento, como ele ajuda a programar as manutenções preventivas e qual é a sua importância.

Também veja como é importante garantir a eficiência dentro do setor de manutenção para alcançar resultados realmente satisfatórios, e por que a sua empresa precisa contar com um sistema de manutenção como o Keepfy para auxiliar no apontamento de contador.

Boa leitura!

Apontamento de contador: o que é e qual a sua importância na manutenção?

Eficiência do setor de manutenção é essencial para o sucesso

Reduzir os custos, garantir a longevidade das máquinas e dos equipamentos, melhorar o desempenho da mão de obra, acelerar processos, minimizar desperdícios, enfim. Esses são apenas alguns dos principais objetivos da gestão da manutenção.

Para sobreviver no mercado competitivo, é fundamental que a empresa conheça e cuide dos seus ativos. Do contrário, pode não ser capaz de assegurar a qualidade e eficiência das suas operações.

Se a empresa não possui um setor realmente eficiente — que atende às regulamentações e legislações, estabelece cronogramas de manutenção, define orçamentos, mapeia os processos, acompanha o desempenho das atividades e realiza manutenções preventivas —, fica praticamente impossível garantir resultados satisfatórios.

Por quê? Porque não consegue assumir o controle sobre a indústria e corre o risco de perder os clientes por conta de atrasos e erros.

Conhecer o maquinário, saber qual é o grau de criticidade dos equipamentos, fazer a gestão correta das ordens de serviço, acompanhar os indicadores e programar todas as manutenções são passos essenciais para a empresa alcançar o sucesso.

É por meio disso que ela irá garantir a eficiência do setor de manutenção e, consequentemente, aumentar a vida útil dos seus ativos e a confiabilidade dos processos. Não só isso, mas também conseguir direcionar as estratégias com mais assertividade e tomar boas decisões.

O que é apontamento de contador e qual a sua importância?

O apontamento de contador nada mais é que um histórico de anotações que registra as horas de uso de um determinado equipamento e maquinário (horímetros), mas também a distância percorrida de um veículo (odômetro).

Todo equipamento precisa parar para receber manutenção, certo? Mas como exatamente o gestor pode definir o tempo certo para realizar as paradas? Por meio de um contador.

Confuso? Vamos explicar!

Digamos que a sua empresa estabeleceu que a cada 1.000 horas de uso, um determinado ativo irá receber uma manutenção mecânica preventiva.

Você pode recorrer ao apontamento de contador para acompanhar essas 1.000 horas de uso, e definir o tempo exato que o equipamento precisa suspender as operações para receber a manutenção.

Essa anotação é extremamente importante para a sua empresa montar um planejamento estratégico de manutenção, de modo que cada equipamento receba os consertos e reparos sem ter que paralisar todo o campo fabril.

Agora pense, o que você acha que acontece quando a empresa consegue garantir o funcionamento do seu chão de fábrica e, ao mesmo tempo, realizar todas as manutenções preventivas? Consegue garantir a disponibilidade das máquinas, produzir ininterruptamente e sair à frente no mercado.

Por que investir em um sistema de manutenção?

Como o apontamento de contador são anotações que registram o histórico de horas de uso dos ativos e a distância de veículos, o gestor precisa ter anotado quais são os equipamentos que precisam de manutenção preventiva.

Não só isso, precisa também verificar o tipo de contador que o maquinário possui e monitorar o seu tempo de uso.

Até pouco tempo atrás, diríamos que todo esse procedimento precisava ser feito manualmente. No entanto, desde que tecnologias como o Keepfy foram desenvolvidas, já é possível otimizar esse trabalho em apenas poucos cliques.

Para ter uma ideia de como o Keepfy funcionaria na sua empresa, veja só o exemplo:

Como gestor de manutenção você pode acessar o software para selecionar o equipamento que precisa de reparo e verificar todas as informações relacionadas a esse ativo.

Cada máquina/veículo possui um tipo específico de contador, que nesse caso é o horímetro ou odômetro. Assim sendo, dentro do Keepfy, você pode salvar esse tipo de informação logo após o ativo ser adquirido ou cadastrado.

Dentro do equipamento salvo é possível registrar o tipo de contador, qual é o tipo de manutenção necessária e também o seu tempo de uso. E, a partir desses dados, entrar no módulo agenda para planejar a manutenção e definir o operador encarregado por realizar os reparos e consertos.

Ou seja, a sua empresa não precisa mais sofrer para anotar as informações e acompanhar o tempo de uso dos ativos.

Todo procedimento pode ser feito em poucos cliques — sem necessidade de se dirigir até o equipamento — e o planejamento de manutenção pode ser realizado remotamente por meio de um smartphone, computador ou tablet.

Não acredita que o processo de apontamento de contador pode ser tão simples assim? Então cadastre-se no Keepfy e veja como essa super ferramenta pode transformar o seu setor de manutenção.

Conta pra gente!

o que você achou deste conteúdo? Escreva nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *