Artigos sobre Manutenção Industrial e Gestão de Ativos

6 passos para fazer um plano de lubrificação eficiente

17 de novembro de 2022
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A indústria que quer aumentar a confiabilidade e vida útil dos seus ativos precisa saber como fazer um plano de lubrificação.

A lubrificação desempenha um papel muito importante para a manutenção de ativos: aumenta a vida útil de máquinas e equipamentos, protegendo-os contra desgastes e corrosões.

Mas a lubrificação não é uma ação que pode ser realizada de qualquer forma no parque fabril. Isso porque requer tempo e disponibilidade, mão de obra experiente e, claro, componentes certos.

A melhor forma de encaixar os serviços de lubrificação na rotina da fábrica é por meio do plano de lubrificação.

Sua empresa já possui esse planejamento? Neste artigo explicamos tudo que é preciso saber para elaborar o plano e aplicá-lo corretamente. Confira!

O que é um plano de lubrificação?

O plano de lubrificação nada mais é que um documento que mantém todas as informações relacionadas ao serviço de lubrificação.

Essas informações incluem:

  • Características e pontos das máquinas que serão lubrificados;
  • Profissionais encarregados pela aplicação dos serviços;
  • Identificação dos lubrificantes;
  • Dia e hora em que vai ocorrer a lubrificação.

Além de ajudar na programação dos serviços, o plano de lubrificação também pode ser usado para controlar o consumo de peças, componentes e combustíveis. Inclusive, melhorar o controle sobre a manutenção dos ativos.

Qual é a importância do plano de lubrificação?

Manter as máquinas e os equipamentos funcionando a todo vapor é um diferencial extremamente competitivo para as indústrias, ainda mais em tempos atuais. O bom funcionamento garante uma operação limpa, sem pausas e impede que problemas inesperados afetem as entregas.

A questão é que, para manter as máquinas e os equipamentos funcionando o tempo todo, são necessários alguns cuidados contínuos. E esses cuidados precisam ser planejados com antecedência para que não atrapalhem a rotina do parque fabril nem prejudiquem o processo de produção.

É claro que o plano de lubrificação é importante para garantir o funcionamento dos ativos, mas precisamos ressaltar que o documento desempenha um papel de destaque para aumentar a vida útil das máquinas e impedir que a empresa precise comprar novos equipamentos com frequência.

Mas afinal, como elaborar um plano de lubrificação?

Por envolver uma série de etapas, muitos acreditam que elaborar um plano de lubrificação é complicado. Mas isso não é necessariamente verdade. Abaixo, veja quais são os procedimentos:

1- Selecione as máquinas que irão receber lubrificação

O primeiro passo para elaborar um plano de lubrificação consiste em selecionar os ativos que vão receber lubrificação.

A indústria não pode paralisar todo o chão de fábrica para realizar os serviços, concorda? Precisa avaliar quais equipamentos têm mais necessidade e são urgentes para manter o processo produtivo.

2- Colete informações sobre os ativos

É por meio do levantamento de informações sobre os ativos que os profissionais vão saber, com exatidão, quais peças precisam ser lubrificadas, quais estão com maior desgaste e quais precisam ser substituídas.

3- Indique os componentes e materiais necessários

Após coletar informações sobre os ativos, será preciso indicar todos os componentes e materiais necessários para a lubrificação.

Aqui entra: tipo ideal de lubrificante (mineral, sintético, semissintético ou graxa), bem como a quantidade necessária e o intervalo de tempo para lubrificação.

4- Defina os profissionais encarregados para fazer a lubrificação

Definir os profissionais encarregados pela lubrificação é outro procedimento importante na hora de estruturar o planejamento.

Isso porque a programação dos serviços será realizada com base nas habilidades técnicas desses operadores e a sua disponibilidade.

5- Faça a programação das rotas

Depois de selecionar os profissionais, é hora de programar as rotas, considerando todo o layout do parque fabril. Qual máquina vai receber lubrificação primeiro? Qual será a sequência de lubrificação? Quanto tempo será direcionado para lubrificação de cada ativo?

Embora alguns pontos possam ser lubrificados com as máquinas em movimento, o ideal é fazer a programação das rotas de modo que o serviço não atrapalhe o processo de produção.

6- Verifique o estoque

Depois que a programação das rotas for feita, chegou o momento de verificar o estoque para assegurar que a empresa tem todos os componentes e materiais necessários para fazer a lubrificação. Não só isso, para garantir o fornecimento contínuo e automático do lubrificante.

Benefícios do plano de lubrificação

O grande benefício do plano de lubrificação é que ele ajuda a aumentar a vida útil dos ativos. Mas não se trata apenas disso. Existem muitas outras vantagens que merecem e precisam ser consideradas.

Redução de custo de mão de obra

Ao fazer o plano de lubrificação, a empresa consegue direcionar melhor os responsáveis para executar o serviço.

Os profissionais são selecionados com base na disponibilidade e necessidade das máquinas, o que ajuda a empresa a reduzir os custos de mão de obra.

Consumo mais consciente de lubrificante

No plano é definido o tipo ideal de lubrificante, bem como a quantidade necessária. Isso elimina o uso indevido desses componentes, além de auxiliar os profissionais a utilizarem os lubrificantes de forma mais consciente durante a lubrificação.

Aumento na confiabilidade das máquinas

A lubrificação ajuda na dissipação de calor e transmissão de força e potência para as máquinas. Além disso, promove uma camada protetora entre as superfícies que ameniza o atrito e o desgaste das peças e contribui para o aumento na confiabilidade dos ativos.

Baixe nosso infográfico

Se você gostou do conteúdo e quer saber mais detalhes sobre como estruturar o plano de lubrificação, baixe nosso infográfico que mostra o passo a passo para fazer o planejamento.

plugins premium WordPress