A escolha do melhor sistema de manutenção industrial é uma das decisões mais estratégicas para equipes de manutenção. Quando falamos sobre os benefícios da tecnologia aplicada ao chão de fábrica, as soluções em nuvem – cloud – podem ser a melhor opção para otimizar processos.
Por isso, preparamos um e-book gratuito e completo sobre o tema. ocê pode baixá-lo clicando no link abaixo ou ler a versão completa neste artigo.
Neste e-book, você aprenderá:
- O que são soluções cloud
- Quais as principais diferenças entre soluções on-premise e cloud
- Por que escolher uma solução cloud para o setor de manutenção
A tecnologia tem se tornado cada vez mais presente no setor industrial. Seja na produção, na qualidade, segurança e manutenção, novos métodos de trabalho e soluções digitais estão transformando operações.
O papel dos gestores, é identificar quais tecnologias e métodos podem proporcionar benefícios competitivos para a empresa e buscar formas viáveis de implementação.
Os sistemas em nuvem, ou soluções cloud, são exemplos claros desse avanço. Presentes no contexto da Indústria 4.0, essas soluções trazem, modernidade, praticidade e redução de custos.
O que são soluções cloud
Tudo começa com o termo cloud computing, ou computação em nuvem, que consiste em armazenar e gerenciar informações por meio de servidores acessados via internet.
Esses servidores pertencem a empresas especializadas, que oferecem armazenamento e processamento conforme a necessidade de cada cliente.
Os servidores cloud podem ser acessados de qualquer lugar, a qualquer momento, apenas com acesso à internet, dispensando instalações locais. É por isso que recebem o nome “nuvem”
Um exemplo prático é o Keepfy, software de manutenção industrial em nuvem. Nele, tanto as funcionalidades quanto os dados dos clientes ficam hospedados de forma segura.
Quais as principais diferenças entre soluções on-premise e cloud
Se por um lado o modelo cloud é baseado em servidores externos contratados via internet, os servidores on-premise trazem justamente o inverso em termos de gestão e infraestrutura.
Empresas que possuem servidores on-premise, mantêm sua própria infraestrutura de hardware e central de dados internamente.
Os softwares utilizados pela empresa, na grande maioria dos casos, são alocados em seus próprios servidores, e por isso, não requerem o envio das informações registradas pela empresa pela internet.
A principal diferença entre os dois modelos está na infraestrutura: cloud dispensa investimento físico em servidores, enquanto on-premise exige aquisição e manutenção de hardware.
Contudo, enquanto servidores on-premise mantêm todas as suas informações registradas internamente, os servidores cloud enviam e retornam seus dados pela internet, o que para muitos, é um risco.
Porém, os principais softwares cloud contam atualmente com tecnologias de segurança e a contratação de servidores de referência no mercado, capazes de tornar essa tarefa simples e segura.
No entanto, não podemos dizer que servidores cloud ou servidores on-premise são melhores por determinados motivos. Tudo irá depender das características e necessidades de cada empresa.
Geralmente, os itens a serem avaliados são flexibilidade e disponibilidade do centro de dados, segurança das informações, custo para instalação e manutenção da infraestrutura, custo de implantação e despesas recorrentes do software.
Por que escolher uma solução cloud para o setor de manutenção
O setor de manutenção é ainda é visto por muitas empresas como um centro de custos, embora os novos modelos de de gestão apoiados por tecnologia estejam mudando essa visão.
Em todos os casos, é preciso avaliar as características e necessidades da empresa para decidir a melhor opção entre cloud ou on-premise, como vimos acima. No entanto, para algumas empresas, a resposta pode estar pronta.
Para as empresas que querem substituir planilhas de manutenção e iniciar uma gestão estruturada, a opção com investimento geralmente mais baixo são as soluções cloud.
Além disso, essas soluções oferecem, praticidade e rapidez na implementação, graças à flexibilidade e escalabilidade do modelo.
Aproveite e experimente o Keepfy, software de manutenção industrial com excelente custo-benefício, 100% web e modelo SaaS, ideal para otimizar processos e reduzir custos. Teste grátis por 7 dias e veja como simplificar sua manutenção
Conta pra gente!
o que você achou deste conteúdo? Escreva nos comentários.