Artigos sobre Manutenção Industrial e Gestão de Ativos

Transformação digital: 5 tecnologias que podem ajudar sua empresa

13 de maio de 2019
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A transformação digital já começou e está presente em nossa rotina. Todos os dias, somos confrontados a nos relacionar, de forma direta ou indireta, com máquinas, equipamentos e muitos outros recursos inteligentes que auxiliam nas principais ações pessoais e profissionais.

Aqueles que não fazem uso da tecnologia para turbinar o seu trabalho ou para trazer diferenciais para a sua carreira acabam deixando escapar uma grande oportunidade de crescimento, principalmente no quesito competitividade, em relação aos diferenciais que a tecnologia pode trazer.

Se você não conhece o que há de novo no mercado quando o assunto é tecnologia relacionada à indústria, e especificamente ao setor de manutenção, confira em nosso artigo de hoje 5 tendências que podem ajudar a sua empresa a transformar os resultados.

Transformação digital: 5 tecnologias que podem ajudar sua empresa

A importância da tecnologia

Hoje, é praticamente impossível ficar sem tecnologia. Sabemos que ela está inserida no cotidiano das pessoas e das organizações. Saber como está o trânsito, enviar mensagens ou realizar reuniões são exemplos comuns de que a tecnologia veio para facilitar a vida humana.

Não só nas questões pessoais, as vantagens estão influenciando também na área de tecnologia para a transformação da indústria. Por se tratar de métodos ágeis e simples, vem sendo muito utilizada por empresas que querem superar os desafios na gestão da manutenção.

O que é transformação digital?

A transformação digital é um processo que ocorre quando as organizações utilizam recursos tecnológicos para melhorar seu desempenho e garantir resultados mais satisfatórios. É uma mudança que influencia toda a estrutura organizacional, sendo extremamente importante para o crescimento nos negócios.

Embora seja preciso investir recursos e tempo para adaptar-se, não só as grandes empresas que podem implementar ações para a transformação digital, podendo ser utilizado por companhias de todos os tamanhos. Porém, é um processo que exige cooperação e continuidade, o que o torna um desafio.

Conheça 5 tecnologias disruptivas na manutenção

Agora que você já sabe o que é transformação digital e qual a importância da inovação, veja 5 tecnologias ligadas à gestão da manutenção que vão corroborar com o crescimento da sua empresa:

1. Cloud Computing

A expressão cloud computing, também conhecida como computação em nuvem, se refere no uso de aplicações online que possuem a mesma facilidade de utilização se instalados programas em computadores fixos. A tecnologia possibilita aos usuários concluir suas atividades de forma remota, sem preocupação quanto ao banco de dados.

Ela é capaz de oferecer ao gestor de manutenção uma infraestrutura com alta escalabilidade, o que garante a disponibilidade dos serviços a qualquer momento. Não há risco de problemas ocorrerem quanto à performance, além de poder ser utilizada por um número ilimitado de usuários.

2. Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) permite que as máquinas aprendam com a experiência humana, ajustando-se e realizando tarefas como qualquer outro indivíduo. A maioria dos recursos IA, sejam eles computadorizados ou até mesmo veículos independentes, dependem do aprendizado e do processamento de linguagem.

Na gestão da manutenção é possível utilizar a IA em um sistema. Nele são inseridas informações sobre cada equipamento (como quantas vezes quebrou, os motivos e as peças que foram trocadas, por exemplo). Com esses dados é possível fornecer aos usuários uma previsão de quando o equipamento poderá quebrar novamente.

3. Sistemas SaaS

Saas, do inglês Software as a Service (Software como serviço), é uma forma de distribuição e comercialização de sistemas. Nesse modelo de gestão, o fornecedor se responsabiliza por toda a estrutura de servidores, conectividade e segurança, enquanto o cliente apenas utiliza o software via internet.

Embora os usuários tenham limitações em relação à administração e alteração das características da plataforma, poderão executá-la em configurações específicas. Dois exemplos de softwares presentes no modelo SaaS e que utilizamos no dia a dia são Netflix e Spotify.

Para áreas específicas da empresa, como de manutenção, um software neste modelo permite otimizar os serviços da equipe, uma vez que é possível acessá-la de qualquer dispositivo. Já para os gestores, uma tecnologia com baixo custo de contratação e sem burocracia.

4. User Experience (UX) e User Interface (UI)

User Experience (UX) é um conceito aplicado na preparação dos sistemas buscando a melhor experiência dos usuários. Já User Interface (UI) traz o mesmo objetivo, no entanto, buscando o apoio de recursos visuais em toda a interface para produzir resultados positivos de usabilidade.

Investir em soluções que possuem ambas as premissas como parte fundamental na sustentação do produto é muito importante, pois elas contribuem significativamente no desempenho da equipe na utilização do produto, gerando resultados cada vez melhores na gestão da mão de obra.

5. Big Data e Business Intelligence

O Big Data é um verdadeiro buzz no mercado da tecnologia. Ele é um termo que descreve grandes volume de dados, que podem vir das mais diversas fontes, como os equipamentos da sua empresa. Essas informações são consideradas ‘o novo petróleo’ pois, quando analisadas, produzem inúmeros benefícios.

A extração, análise, monitoramento e organização desses dados é feita por uma ferramenta de Business Intelligence (Inteligência de Negócios). Por meio de dados como esses, os gestores podem criar melhores estratégias e tomar decisões mais assertivas em relação ao desempenho e a qualidade nos serviços.

Gostou do tema? Continue lendo o nosso blog para saber como a manutenção industrial pode ser mais ágil e simples.

Experimente o Keepfy por 14 dias grátis

Conta pra gente!

o que você achou deste conteúdo? Escreva nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress