Artigos sobre Manutenção Industrial e Gestão de Ativos

Plano de manutenção: o que é e por que é importante?

29 de outubro de 2020
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Se a empresa quer alcançar níveis altos de produtividade, ela precisa garantir que o seu chão de fábrica está funcionando a todo vapor. O plano de manutenção é importante porque ajuda no controle de ativos, e precisa fazer parte da rotina dos trabalhadores caso o objetivo seja alavancar a confiabilidade das máquinas.

Como existem muitas áreas de atuação na indústria, algumas verificações podem passar despercebidas. Porém, quando descuidos assim são mais frequentes, as paralisações, falhas nos equipamentos e até mesmo os acidentes de trabalho podem colocar em risco a qualidade dos produtos e a credibilidade da empresa.

Quer assegurar a disponibilidade dos seus equipamentos, mas não sabe como fazer isso de um jeito simples? Veja, neste post, o que é um plano de manutenção, qual é a importância desse documento para as indústrias e de que forma os profissionais de gestão podem melhorar o controle de ativos.

Confira!

Plano de manutenção: o que é e por que é importante?

O que é um plano de manutenção?

O plano de manutenção é um documento que lista todas as informações relacionadas ao setor de manutenção. Serve para registrar a habilidade dos operadores, a localização de peças e materiais, a frequência e periodicidade dos equipamentos. Também quem são os profissionais responsáveis pelas tarefas.

Precisa ter formato de roteiro e o seu conteúdo deve servir de apoio para que os profissionais concluam as funções de forma padronizada. Os principais objetivos do plano de manutenção são alavancar a confiabilidade dos ativos e reduzir significativamente os desperdícios dentro do setor.

O grau de responsabilidade para aqueles que elaboram e executam o planejamento é enorme. Isso porque as informações presentes no documento podem ocasionar um impacto enorme nos resultados do campo fabril.

Os profissionais responsáveis pelas atividades precisam analisar todos os dados apresentados no plano, saber como colocar em prática os serviços, identificar quais são os problemas nos equipamentos e definir soluções para garantir a melhoria contínua.

O plano de manutenção é indispensável para o setor de manutenção e os gerentes precisam acompanhar os resultados do planejamento para relatar à administração como está sendo o desempenho das fábricas.

Como o documento garante que todas as instruções, ferramentas e peças estarão disponíveis para o trabalhador, a empresa será capaz de reduzir o número de pausas e retrabalhos, e ainda assim aumentar a sua produtividade.

Os gestores devem compreender que a elaboração de um bom plano de manutenção é fundamental para o sucesso e continuidade da empresa. E que por meio desse documento eles serão capazes não só de preservar melhor os seus ativos como garantir mais qualidade dentro do setor.

Qual é a importância de um plano de manutenção preventivo?

O planejamento é fundamental para manter todas as áreas de atuação na indústria funcionando. Sem um plano de manutenção preventivo, a empresa não sabe como ter os processos organizados ou conservar a qualidade dos equipamentos. Também não sabe como reduzir os desperdícios ou impedir falhas.

Já com o planejamento em mãos, a empresa é capaz de identificar os problemas dentro do campo fabril com antecedência e facilidade. E a partir disso, elaborar ações mais estratégias e assertivas para impedir qualquer tipo de paralisação.

Ao criar um plano preventivo de manutenção, a empresa passa a incluir uma prática habitual de ajustes e alterações de peças desgastadas. A rotina de manutenção nos componentes é recompensador porque ajuda as equipes a manter os equipamentos renovados e dentro das conformidades. Também porque evita os desperdícios.

As pessoas responsáveis pelo setor de manutenção precisam seguir o planejado e devem realizar o reparo periódico dos equipamentos (desde os ajustes de parafusos soltos até a verificação das engrenagens). Assim, quando existir qualquer tipo de problema nos ativos, as peças podem ser substituídas antes que as falhas ocorram.

Criar e seguir um plano de manutenção preventivo é extremamente importante para o sucesso. Não se preocupar com ele pode levar a empresa a lidar com atrasos desnecessários, paralisações inesperadas e até mesmo prejuízos enormes.

Por outro lado, com o auxílio do documento, o tempo de inatividade dentro da fábrica é reduzido, a qualidade dos produtos e serviços é mantida e os níveis de satisfação dos clientes só crescem.

Experimente o Keepfy por 14 dias grátis

Conta pra gente!

o que você achou deste conteúdo? Escreva nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress