Você já ouviu falar em OEE? Para entender o que é e como surgiu esse indicador, é necessário relembrar o que aconteceu na história durante a época da Revolução Industrial.
Nesse período, a demanda de produção e comercialização de mercadorias cresceu muito, e as indústrias passaram a fabricar produtos em grande escala. Porém, conforme passou o tempo, a necessidade de avaliar e controlar a qualidade desses itens ganhou força.
Em razão disso, em 1960, a empresa japonesa “Japan Institute of Plant Maintenance” desenvolveu o OEE com o intuito de medir a eficiência das operações nas fábricas.
Mas, o que significa a sigla OEE e porque ela é tão importante para a indústria? Descubra as respostas para essas e outras perguntas neste post!
O que é OEE?
A expressão “Overall Equipment Effectiveness” (OEE) significa “A Eficácia Geral do Equipamento”, e trata-se de um indicador usado para medir a eficiência dos maquinários e equipamentos de uma empresa.
Seu intuito é qualificar o desempenho dos ativos, por meio da análise de métricas específicas, e aprimorar o processo produtivo.
Qual é a importância do OEE?
A aplicação do OEE pode ajudar a indústria a aprimorar o funcionamento da linha de produção, identificando pontos de melhoria e formas de reduzir perdas e desperdícios.
Para explicar melhor sua importância, vamos a um exemplo:
Imagine que um médico precisa examinar um paciente que está se queixando de muita dor no corpo. Para chegar a um diagnóstico e prescrever o tratamento correto, o profissional precisa saber qual é o local exato da dor, descobrir se existem outros sintomas e o que gerou a enfermidade. Ou seja, precisa fazer uma análise completa sobre o paciente.
A aplicação do OEE funciona de modo similar.
Para identificar os problemas que atrapalham a produtividade e o nível de qualidade das máquinas, a indústria precisa fazer um diagnóstico detalhado sobre a eficiência dos ativos. Analisando, assim, a origem do problema e quais são os fatores envolvidos.
Como funciona o indicador OEE?
A ideia do indicador OEE é trazer o percentual exato sobre o funcionamento e entrega do maquinário. Para isso, utiliza de 3 aspectos principais:
- Disponibilidade: com qual frequência os equipamentos estão disponíveis para serem operados?
- Qualidade: quantos produtos foram produzidos sem perdas?
- Performance: qual é a velocidade real da produção?
O objetivo é garantir que o percentual final do OEE seja alto, evidenciando que existe o equilíbrio entre a quantidade de produção e o grau de qualidade. E, se o resultado do indicador for baixo, verificar qual desses três pontos possui menor percentual e qual a razão disso.
Como calcular o OEE?
O cálculo para descobrir o indicador OEE é bastante simples. A empresa só precisa levantar informações sobre disponibilidade, performance e qualidade, e então multiplicá-los.
Antes de mostrarmos um exemplo prático do cálculo OEE, veja o que deve ser feito para descobrir o percentual de disponibilidade, performance e qualidade de cada máquina:
1- Disponibilidade
A disponibilidade refere-se à quantidade de tempo que uma máquina desempenha suas funções. A ideia é estabelecer um comparativo entre o período de funcionamento e de paralisação, a fim de identificar o real motivo das pausas.
- Paradas planejadas: manutenção preditiva, limpeza, feriados, fins de semana e assim por diante;
- Paradas não planejadas: escassez de matéria-prima, ausência de um operador, danificação de uma peça, falta de energia, entre outros.
Para descobrir a disponibilidade de um ativo, é preciso aplicar a seguinte fórmula:
(Tempo real de produção/ tempo planejado para produção) x 100
2- Performance
A performance avalia a velocidade de fabricação, levantando em consideração dados que indicam o progresso da produção. O intuito, aqui, é comparar a rapidez da fábrica com a agilidade esperada.
Para medir a performance, a empresa precisa aplicar a seguinte fórmula:
(Quantidade real de produção/ quantidade planejada de produção) x 100
3- Qualidade
A qualidade indica se os produtos estão no padrão desejado, verificando se há ocorrência de defeitos antes de chegar até às mãos do consumidor.
Essa é uma métrica que ajuda a corrigir falhas na linha de montagem, evitando prejuízos com perdas de matéria-prima ou migração de clientes para a concorrência.
Para descobrir a porcentagem de qualidade, é preciso aplicar a fórmula:
(Quantidade de itens bons/ quantidade total produzida) x 100
Com o resultado desses indicadores, o gestor finalmente pode fazer o cálculo OEE e constatar a eficiência da produção de sua indústria. Abaixo veja um exemplo prático para descobrir o OEE:
Imagine que a disponibilidade de uma máquina é de 70%, enquanto que sua performance é 85% e a qualidade é 61%. Nesse caso, se aplicarmos esses dados à fórmula do OEE, o resultado do cálculo fica:
Índice OEE = Disponibilidade x Performance x Qualidade
Índice OEE = 0,7 x 0,85 x 0,61
OEE = 0,36295 ou 36%
Quais são os benefícios de aplicar o OEE?
A aplicação do OEE pode trazer uma série de benefícios para a indústria, já que a análise permite identificar a existência de gargalos e fazer os ajustes necessários para impedir erros.
Entre as principais vantagens de aplicar o OEE, destacamos:
- Escalabilidade: a fabricação dos produtos ocorre de forma mais fluída, possibilitando um volume maior de entregas em menos tempo;
- Contenção de falhas: o OEE ajuda na manutenção preventiva, evitando desperdícios de insumos por causa de defeitos no maquinário;
- Redução de custos: os equipamentos passam a ter uma vida útil mais longa e, com isso a empresa passa a gastar menos com consertos ou aquisição de novas máquinas;
- Maior nível de produtividade: proporciona o melhor aproveitamento dos recursos, gerando mais agilidade na linha de produção;
- Satisfação dos clientes: o cliente fica mais satisfeito, visto que recebe um produto com qualidade e dentro do prazo.
Pronto para aplicar o OEE dentro da sua indústria?
Se gostou desse conteúdo, continue no blog do Keepfy para ficar por dentro de todas as novidades sobre tecnologia e setor de manutenção!
Como a Manutenção Preventiva Pode Melhorar a Reputação e os Lucros dos Hotéis
Aumente a Eficiência na Manutenção de Ativos com o 5W2H
Sistema de Manutenção: qual sua importância para as empresas?
ISO 55000: como aplicar na gestão de ativos?
Conta pra gente!
o que você achou deste conteúdo? Escreva nos comentários.
One Reply to “OEE: o que é, como calcular e seus benefícios”
Os comentários estão desativados para esta publicação.
[…] objetivo é garantir que o percentual final de OEE seja alto, indicando que há equilíbrio entre quantidade de produção e nível de qualidade. E, se os […]