Artigos sobre Manutenção Industrial e Gestão de Ativos

FMDS: o que é e como aplicar na empresa?

23 de março de 2022
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A metodologia do FMDS é muito mais que análise de indicadores. É uma metodologia essencial na gestão do campo fabril, que pode gerar diversos benefícios para a empresa.

Através dessa ferramenta é possível otimizar processos, bem como identificar e expor problemas que podem afetar a performance da equipe. De que forma? Propondo soluções estratégicas para um melhor funcionamento das atividades.

Sua empresa sabe como aplicar o FMDS? Veja nesse artigo o que é essa metodologia, como funciona e quais os benefícios da aplicação.

O que é o sistema FMDS?

FMDS, sigla para Floor Management Development System, é uma metodologia importante para melhorar o desenvolvimento de gerenciamento de chão de fábrica. Seu principal objetivo é garantir o alto padrão das atividades executadas dentro da indústria.

Para deixar esse conceito mais prático, usaremos como exemplo a ergonomia no chão de fábrica. Se um operador leva muito tempo para se deslocar de uma máquina para outra, é bem provável que ocorram atrasos na produção e queda na produtividade.

Assim sendo, utiliza-se o sistema FMDS para identificar a causa raiz dos problemas que atrapalham a produção. E, em cima dessa análise, estabelecer ações de tratamento de desvios para melhorar o desempenho do parque fabril.

Como montar um FMDS

O processo para montar um FMDS não é necessariamente difícil. Entretanto, requer atenção do gestor para garantir que cada uma das etapas seja realizada corretamente. Abaixo, veja quais são principais:

  1. Gerenciamento dos indicadores (KPIs): os indicadores são dados que fornecem informações sobre a performance de processos e equipamentos, podendo auxiliar na aplicação do FMDS na hora de identificar e oferecer soluções de possíveis problemas;
  2. Exposição de problemas: a empresa deve acompanhar a performance de máquinas e equipamentos na linha de produção, a fim de identificar os problemas que atrapalham o alcance das metas.
  3. Ações de melhorias: o gestor, juntamente com a sua equipe, precisa elaborar ações estratégicas para solucionar os problemas;
  4. Monitoramento de resultados: após aplicar as ações estratégicas, o profissional responsável deve acompanhar o desempenho do parque fabril para identificar se as melhorias aplicadas ajudaram na resolução dos e problemas.

Perceba que através dessas etapas, é possível montar um FMDS eficiente com apoio do gestor e da equipe, para que, assim, sejam alcançadas as metas e objetivos da empresa.

Por que aplicar a metodologia FMDS na indústria?

A metodologia FMDS é importante para garantir o máximo desempenho do parque fabril, identificando a causa raiz de alguns problemas que impedem e atrapalham a produção. Confira quais são:

  • Má disposição de máquinas: o posicionamento inadequado de máquinas e equipamentos pode afetar a produção e o desempenho da equipe. Inclusive ocasionar perdas caso ocorra a transportação errônea de produtos;
  • Colaboradores sem treinamento e capacitação: a falta de capacitação e treinamento pode resultar na queda na produção, bem como erros na execução de tarefas;
  • Falta de manutenção: a falta de manutenção de ativos pode ocasionar em paradas não planejadas, que tendem a atrasar a produção e as entregas;
  • Baixa produtividade: sem controle e planejamento, a indústria pode sofrer com baixa produtividade e maior incidência de erros. O que, consequentemente, pode gerar prejuízos e insatisfação de clientes.

Passo a passo para aplicar o FDMS na empresa

Agora que você já sabe o que é sistema FMDS e porque ele é importante, chegou a hora de descobrir como aplicar essa metodologia dentro da sua empresa. Para isso, preparamos um passo a passo. Confira!

1 – Analise os indicadores e identifique os possíveis problemas operacionais

Indicadores de desempenho, como: MTTR e MTBF, podem ser usados para perceber qual o cenário atual do campo fabril e quais medidas precisam ser tomadas para solucionar esses problemas.

2 – Defina metas e objetivos

O que a sua empresa quer alcançar: Reduzir custos com manutenção, diminuir paradas não planejadas, minimizar desperdícios ou aumentar a disponibilidade do parque fabril. Estabelecer metas é importante para saber direcionar as estratégias para o caminho certo.

3 – Estabeleça quais métodos devem ser aplicados

Depois de definir as metas será preciso estabelecer os métodos necessários para alcance dos objetivos. Realizar um planejamento de manutenção, fazer a gestão correta das ordens de serviço e analisar a disposição de máquinas e equipamentos são alguns exemplos.

4 – Identifique os métodos que beneficiaram linha de produção

Após aplicação do método, a indústria deve identificar quais procedimentos realmente beneficiaram o parque fabril. Para, assim, manter a continuidade e garantir o máximo desempenho.

Impactos e vantagens de aplicar o FMDS

Peça chave no desenvolvimento do chão de fábrica, o FMDS oferece indicadores que possibilitam otimização do trabalho e maior produtividade para a indústria. As vantagens não param por aí, abaixo confira mais algumas:

1 – Simplifica a visualização de problemas

Uma das principais vantagens da aplicação do FMDS é conseguir visualizar os problemas de produtividade. O sistema permite que o gestor identifique a causa raiz, seja por meio de indicadores de desempenho ou manutenção de ativos.

2 – Otimiza a comunicação com a equipe

A metodologia contribui, também, para otimizar a comunicação interna da equipe, já que possibilita o melhor fluxo de dados e informações.

3 – Melhora a cultura organizacional

Uma vez que ajuda identificar os problemas e simplificar a comunicação com a equipe, a empresa consegue melhorar ainda a cultura, assegurando um ambiente de trabalho mais integrado e livre de erros.

Como ter sucesso com o FMDS

O sistema FMDS pode ser realmente benéfico para o sucesso da indústria. No entanto, existem alguns fatores que precisam ser levados em consideração, caso o objetivo da sua empresa seja alcançar êxito na aplicação da metodologia.

Abaixo, confira quais são:

  • Reuniões com colaboradores: uma forma de manter todos os colaboradores alinhados aos objetivos da empresa é mantendo uma comunicação frequente por meio de reuniões semanais ou mensais;
  • Gerenciamento diário: manter um diário de todas as atividades é importante para assegurar que o trabalho está sendo realizado da forma correta pelos colaboradores;
  • Mindset voltado para solução: construir uma cultura de resolução de problemas também é crucial para a equipe agir rápido e com inteligência em momentos de dificuldade;
  • Prevenção: medidas voltadas para prevenção de problemas podem trazer mais benefícios para a indústria do que as ações corretivas.

Portanto, é possível perceber a importância do FMDS na gestão de produtividade e eficiência, tanto da equipe como dos maquinários. Assim, tornando o parque fabril mais otimizado e eficaz.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre como solucionar problemas no chão de fábrica? Acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as novidades!

plugins premium WordPress