Artigos sobre Manutenção Industrial e Gestão de Ativos

5 Tendências para o setor de manutenção em 2023

12 de janeiro de 2022
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A indústria definitivamente já não é como foi há uma década atrás. O fenômeno da transformação digital acontece de forma rápida e as companhias precisam se adequar para que possam seguir firmes no mercado.

A nova indústria, ou “indústria 4.0”, representa o modelo disruptivo de se produzir, ao utilizar as mais inovadoras tecnologias que são tendências em gestão da manutenção.

Qual será o próximo passo da indústria moderna? Você sabe o que está por vir em 2023 no setor de manutenção? É hora de rever o seu planejamento, pois você vai conhecer agora tudo sobre a indústria do amanhã!

Tendências em gestão da manutenção

A indústria 4.0 já é uma realidade desde 2011, ano em que foi mencionada pela primeira vez, em uma feira de tecnologias industriais em Hannover, na Alemanha.

A sua existência sempre foi bastante singela, porém, os últimos anos impulsionaram o potencial transformador de suas tecnologias. Esse processo de crescimento escalonado é muito semelhante ao de outras tecnologias, como a internet.

O que já era uma tendência, tornou-se praticamente inevitável e isso fica muito claro ao se observar os estudos recentes.

A McKinsey demonstrou em seu estudo que as empresas que se adequaram à indústria 4.0 antes do período da pandemia, conseguiram enfrentar a crise de forma mais confortável do que aquelas que não aderiram à nova tecnologia.

Em compensação, conforme demonstrado pela própria McKinsey, durante a pandemia, houve um salto de 25 vezes no número de empresas que resolveram aderir ao novo modelo de produção, baseado em dados.

Isso mostra que, para a tecnologia, o período pandêmico foi extremamente positivo, já que houve uma crescente demanda da análise em mensuração de dados e, também, das atividades remotas para o controle de equipamentos a distância.

Sua empresa faz parte dessa estatística? Se ainda não possui muita familiaridade com essas tecnologias, então, abaixo você saberá quais são elas, quais são
os seus benefícios e como elas podem ajudar o seu negócio.

#1 IIoT

IIoT

Máquinas, luzes, roupas e tudo o que você imaginar pode ser potencialmente conectado à internet. Parece estranho para você? Então saiba que essa é uma realidade para as empresas que utilizam a IIoT (do inglês – Internet Industrial das Coisas).

Para que a conectividade possa ser realizada, são utilizados sensores de monitoramento.

Obviamente as indústrias não estão conectando objetos à rede de uma forma aleatória, tudo possui um propósito. Com a IIoT é possível compreender profundamente o estado de um equipamento e prever danos em potencial.

#2 Computação em nuvem

nuvem

O potencial da utilização da IIoT se torna ainda mais evidente ao observar as tecnologias que fomentam a sua utilização, como é o caso da computação em nuvem.

A independência de um servidor local e a possibilidade de acessar as informações de qualquer parte do mundo fazem da computação em nuvem uma peça fundamental da indústria 4.0.

A combinação entre IIoT e a computação em nuvem é destacada no estudo da McKinsey, mencionado acima. Nele, 70% dos gestores observam que as tecnologias beneficiam a manutenção preditiva, enquanto 60% contam que a confiabilidade também é algo a se destacar.

Essa aliança perfeita demonstra que as duas tecnologias são claramente tendências em gestão da manutenção para o ano de 2023.

#3 Realidade virtual e aumentada

Já pensou se você pudesse simular todos os testes de sua empresa em um ambiente virtual? Imagine o quão benéfico a prática poderia ser! Se você ainda não conhece os benefícios da realidade virtual e a aumentada, então precisa conhecer.

Essas tecnologias proporcionam, além de uma grande praticidade, uma enorme redução de custos, já que elimina a necessidade de processos que precisam ser realizados de forma real.

realidade virtual

Alguns exemplos de utilidade prática:

  • Treinamento de colaboradores;
  • Testes com novos equipamentos;
  • Montagem de peças;
  • Simulação de linha de produção.

São inúmeras as possibilidades e todas elas proporcionam às empresas um crescimento sustentável, afinal os recursos serão destinados ao objetivo final, já o processo de preparo poderá ser simulado.

#4 Novas tecnologias de gestão – o modelo SaaS

saas

Existe uma modalidade de utilização de softwares que você talvez não conheça, mas muito provavelmente já tenha se deparado com ela antes. É a do SaaSSoftware as a Service (Software como serviço).

Esse modelo disruptivo opera na nuvem e tem como propósito levar as vantagens de um software robusto para as empresas, sendo acessado via internet.

Por meio de contratos periódicos, as empresas podem acessar esses softwares de qualquer local, bastando para isso possuir os dados de acesso à plataforma.

É uma grande vantagem, pois, além de permitir acesso em qualquer local, também fornece o suporte contínuo da empresa fornecedora.

Um ótimo exemplo a ser citado é o Keepfy, o software do modelo SaaS, que possibilita o elo entre a gestão da manutenção e a tecnologia digital, decorrente da indústria 4.0.

A empresa que busca estar alinhada com as principais tendências em gestão da manutenção precisa contar com as ferramentas certas para poder centralizar o seu controle operacional. O Keepfy é capaz de tornar essas tendências uma realidade.

#5 A indústria 4.0

indústria 4.0

Todas essas tecnologias compõem o modelo chamado de indústria 4.0, a nova era do trabalho, que visa conectar-se a tudo e a todos.

Acessar importantes recursos de qualquer local, mensurar dados profundos de qualquer equipamento, simular tarefas em um mundo virtual e acabar com a dependência de servidores locais. Todas essas são vantagens da indústria 4.0

Como você pode ver, o nível de maturidade das empresas adeptas das novas tecnologias vem crescendo consideravelmente, já que eles observaram que os benefícios são notáveis até em curto prazo.

E você está preparado para experimentar essa nova era digital?

A transformação acontece agora

A maior lição aprendida com essa análise de mercado é que aqueles que foram visionários e investiram em tendências da tecnologia hoje colhem os frutos dessa aposta mais do que assertiva.

A indústria se modifica o tempo todo, portanto, pensar em tecnologias de uma forma cíclica é a melhor maneira de se preparar para estar sempre vivenciando aquilo que a tecnologia tem de melhor a oferecer.

Acompanhe a inovação de perto, siga o blog do Keepfy e fique sempre atento às principais novidades da tecnologia industrial.

Conta pra gente!

o que você achou deste conteúdo? Escreva nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress