Artigos sobre Manutenção Industrial e Gestão de Ativos

4 Dicas para escolher o software de manutenção ideal

7 de abril de 2020
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A gestão dos equipamentos é cada vez mais importante. Para muitos, essa vem sendo uma das ações mais necessárias para minimizar os custos da manutenção e também para auxiliar os profissionais de gestão a terem mais resultados e produtividade.

Em uma tentativa de tornar esses processos cada vez mais automatizados, empresas especializadas na manutenção de ativos estão lançando ferramentas tecnológicas para auxiliar no gerenciamento. Porém, com tantas soluções disponíveis no mercado, como escolher o software de manutenção ideal para os negócios?

4 Dicas para escolher o software de manutenção ideal

Veja, neste post, 4 cuidados básicos que você precisa ter para reconhecer a ferramenta perfeita e qual é a importância em escolher o sistema de manutenção certo!

Sistema de manutenção: qual a importância em escolher bem?

Muitas pessoas pensam que os software de manutenção são todos iguais. Que as funcionalidades são praticamente as mesmas, mas isso está longe de ser uma verdade. Enquanto alguns utilizam métodos ultrapassados para gerenciar os ativos, outros oferecem serviços simples por um preço salgado demais.

Uma escolha equivocada pode colocar em risco a qualidade das operações e impactar significativamente o financeiro. Já escolher um sistema de manutenção adequado ajuda os gestores a otimizar as operações, economizar recursos e, acima de tudo, se manter à frente da concorrência.

Quando um gestor escolhe a ferramenta correta, não só consegue transformar os negócios como melhorar todo o mindset da equipe. É como se resgatasse a empresa de um passado ultrapassado, para inseri-los a um cotidiano moderno e repleto de oportunidades.

Cuidados na hora de escolher o sistema de manutenção

Agora que já sabe a importância de escolher um software de manutenção, veja alguns cuidados que é preciso ter para reconhecer o sistema ideal.

Software inovador

Se o objetivo da empresa é melhorar a qualidade das suas operações, ela precisa recorrer a um sistema de manutenção que seja prático e simples. E não um que dificulte o trabalho dos profissionais. A melhor alternativa é escolher uma ferramenta web, que tenha como diferencial funcionalidades inovadoras.

Um Software as a Service (Software como Serviço) oferece um melhor custo-benefício, já que a empresa não precisa arcar com custos de licença. Além disso, reduz a necessidade de uma infraestrutura interna, arquivamentos e gastos desnecessários com atualizações.

Os backups são feitos de forma automática, a segurança dos dados é maior por estarem na nuvem e o acesso aos documentos pode ser feito a qualquer hora, de qualquer lugar. Ou seja, a marca tem a possibilidade de acompanhar o desempenho das fábricas de maneira remota e sem qualquer tipo de complicação.

Sistema que atende às principais necessidades

Para que o trabalho dos gestores e técnicos seja desenvolvido da melhor forma possível, é importante que eles contem com uma ferramenta capaz de
ajudá-los a solucionar todos os desafios da área da gestão
. Para que eles possam direcionar melhor as estratégias, e também para que tenham o seu trabalho turbinado.

Um software alinhado às principais necessidades do dia a dia de manutenção oferece a possibilidade de os gestores analisarem as métricas de mercado, para saber como a empresa está se comportando. E também a terem maior controle sobre as atividades e a possibilidade de realizar operações mais simplificadas.

Por meio de uma ferramenta abrangente, os profissionais da gestão conseguem realizar o controle de ativos com mais eficiência. Eles garantem relatórios mais conclusivos — uma vez que acompanham o desempenho das máquinas — e tomam decisões mais assertivas baseadas em fatos e não apenas em suposições.

Ferramenta alinhada às tendências do futuro na indústria

Uma boa ferramenta de gestão é aquela que está alinhada ao futuro. Não adianta em nada um software prometer grandes transformações se não é capaz de
acompanhar as tendências e a inovação. A empresa que quer se tornar competitiva precisa de um sistema que seja moderno e que atenda todas as suas necessidades.

A ferramenta precisa contar com o apoio da tecnologia para garantir que a gestão ocorra com o máximo de confiabilidade. Seja para ajudar no planejamento dos gestores, para construir um plano de manutenção eficaz, gerenciar melhor os insumos, ferramentas e mão de obra, ou até para monitorar os indicadores.

Solução a um preço justo

Um software de manutenção pode garantir o controle dos seus equipamentos. Pode otimizar os processos internos, melhorar o trabalho dos profissionais e, acima de tudo, oferecer um bom preço. O sistema ideal deve ser aquele que cabe dentro do seu orçamento e que, mesmo com preço reduzido, oferece o melhor desempenho.

Hoje, as empresas já têm a possibilidade de optar pela inovação e não precisam mais investir um alto preço pela qualidade. Elas podem escolher a ferramenta que faz uso da tecnologia ao seu favor, e que se mostra preocupada em levar a eficiência para as indústrias de forma inteligente e econômica.

Gostou do tema? Já sabe qual o sistema de manutenção ideal para o seu negócio? Caso queira abandonar os métodos ultrapassados e direcionar a sua empresa para uma era totalmente nova, comece agora mesmo o seu teste gratuito no Keepfy.

Experimente o Keepfy por 14 dias grátis

Conta pra gente!

o que você achou deste conteúdo? Escreva nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress