Artigos sobre Manutenção Industrial e Gestão de Ativos

Planejar e controlar a gestão da manutenção ajuda nos resultados?

19 de maio de 2020
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A empresa que quer melhorar o desempenho dos seus equipamentos, sabe que precisa realizar uma gestão da manutenção. Que é por meio desse procedimento que ela será capaz de otimizar a sua produtividade e que isso vai ajudá-la alcançar resultados mais positivos.

Porém, o que acontece quando, mesmo com um planejamento, a indústria não consegue atingir as suas metas? Quando, ainda que com um controle de manutenção, ela não consegue solucionar os problemas? Algo não está certo, concorda?

Quer entender a importância em ter o planejamento e a execução das operações juntas? Veja, neste post, por que planejar a manutenção é uma gestão estratégica, por que esse processo deve ser realizado corretamente e no que a tecnologia para manutenção pode ajudar a empresa a melhorar os
resultados. Confira!

Planejar e controlar a gestão da manutenção ajuda nos resultados?

A importância de planejar e executar as operações

Muitas vezes os gestores acabam se deparando com os seus empreendimentos totalmente estacionados. Isso pode acontecer por não possuírem uma política de manutenção eficiente dentro da empresa. Ou, por não estarem seguindo e nem executando as operações conforme o planejado.

Embora existam aqueles que pensem que a falta de uma gestão da manutenção não é um problema tão sério, as consequências desse pensamento já são o
suficiente para colocar em risco todas as operações.

Sem o planejamento e um controle de manutenção, a empresa pode acabar tendo de arcar com a repetição desnecessária de seus processos. Também, em ter de lidar com a execução errada das atividades, a paralisação das fábricas, aumento dos gastos ou até mesmo o desperdício de recursos importantes.

E se o propósito é reduzir os custos e produzir mais, é fundamental que os gestores mantenham as estratégias voltadas para o planejamento e a execução correta da manutenção de ativos. E, principalmente, certificarem-se de que ambos os processos estão sendo alinhados aos objetivos.

Por meio desse planejamento e controle da manutenção é que a empresa será capaz de atingir resultados mais positivos e consistentes.

Planejamento e controle de manutenção

O Planejamento e Controle de Manutenção (PCM), é um procedimento que pode trazer inúmeros benefícios. Isso quando bem executado. Não serve apenas para organizar a estrutura da empresa, mas para otimizar ações mais estratégicas que irão garantir que os objetivos serão alcançados.

Alguns dos benefícios em planejar e executar a gestão da manutenção corretamente, são:

  • Aumento da eficiência e qualidade: Toda linha de produção depende do funcionamento das máquinas, certo? Planejar e executar direito a manutenção de ativos é uma estratégia importante que permite que a empresa mantenha o seu chão de fábrica sempre funcionando;
  • Mais segurança: O planejamento de manutenção, quando alinhado à execução correta do procedimento, impede que os acidentes ocasionados por
    falhas mecânicas ou operacionais ocorram. O resultado disso não é outro senão mais segurança para os colaboradores e para as mercadorias;
  • Redução de custos: Se a empresa tem um controle de manutenção eficiente, ela pode conseguir reduzir os custos relacionados às correções e retrabalhos de forma bastante significativa;
  • Melhora da produtividade: Quanto maior a qualidade dos equipamentos, melhor será o desempenho da indústria. Planejar e executar a manutenção corretamente possibilita que os profissionais antecipem problemas. Também, que formulem estratégias para resolver adversidades e aumentar a produção.

Sendo assim, quanto mais alinhados estiverem os processos — o planejamento e a execução da manutenção — melhores serão os “frutos” que a empresa vai colher lá na frente. Ela terá mais segurança para dar continuidade na produção, vai conseguir atender melhor o mercado e também alcançar níveis altos de excelência.

Solução inovadora para resultados mais positivos

Como o planejamento e o controle da manutenção podem envolver uma quantidade significativa de informação e dados, é comum que alguns profissionais se sintam desmotivados para gerenciar esses processos.

No entanto, para a satisfação de todos os profissionais de gestão, já existem soluções disponíveis no mercado que prometem tornar essas operações ainda mais simples. Uma tecnologia para manutenção, desenvolvida para garantir funcionalidades mais interessantes e mais inovadoras do que uma planilha.

O sistema consegue proporcionar a administração de todos os procedimentos. Desde o cadastramento de bens, padronização de itens, realização de manutenções corretivas e preventivas, enfim. Um software de gestão da manutençãodesenvolvido para facilitar o planejamento e a execução das atividades.

Embora alguns pensem que essa tecnologia é algo custoso demais, a ferramenta já é acessível para qualquer empresa. E para que os gestores consigam usufruir das suas funcionalidades, basta que tenham o mindset voltado para a transformação digital e para a vontade de conquistar resultados mais positivos.

Gostou do tema? Ainda não conhece uma tecnologia para manutenção capaz de ajudá-lo a alcançar esses objetivos, ou não entende como essa inovação pode transformar o seu negócio? Então continue lendo o nosso blog para acompanhar todos os conteúdos relacionados a essa gestão estratégica.

Experimente o Keepfy por 14 dias grátis

Conta pra gente!

o que você achou deste conteúdo? Escreva nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress