Artigos sobre Manutenção Industrial e Gestão de Ativos

Saiba o que é e qual é a importância da manutenção elétrica

29 de outubro de 2021
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O principal objetivo da gestão da manutenção é assegurar o bom desempenho do chão de fábrica. Para isso, o profissional responsável pelo setor precisa realizar a manutenção de ativos, bem como fazer a manutenção elétrica.

Se você não sabe o que é manutenção elétrica, nem quais são os riscos de não cuidar adequadamente das instalações elétricas das suas máquinas e equipamentos, prepare-se!

No post de hoje você vai conferir o que é manutenção elétrica, qual a diferença entre manutenção predial e manutenção de ativos, e quais são os problemas que a sua empresa pode ter caso não elabore um bom plano de manutenção preventiva.

Manutenção elétrica: o que é?

Quando falamos em manutenção elétrica, qual é a primeira coisa em que você pensa? Geração e transmissão de eletricidade, reparos e consertos em fios elétricos ou troca de lâmpadas e interruptores?

Geralmente, quando falamos em manutenção elétrica, as pessoas imediatamente associam o termo às instalações elétricas de um prédio. E, na verdade, não é a mesma coisa.

A manutenção elétrica envolve uma série de práticas que buscam proteger o chão de fábrica contra acidentes, falhas e paradas não planejadas. De que forma? Assegurando o bom funcionamento dos ativos por meio de verificações e intervenções nas instalações elétricas.

Mas, aí você pensa: “Se a manutenção elétrica e a manutenção predial envolvem eletricidade, elas não são a mesma coisa?”

Não necessariamente…

Enquanto a manutenção predial é responsável por cuidar de toda a instalação elétrica da empresa, a manutenção elétrica é encarregada de cuidar apenas da estrutura elétrica dos ativos que compõem a fábrica. Ou seja, as duas até podem envolver eletricidade, mas possuem objetivos diferentes.

Por que a manutenção elétrica é importante?

Reduzir custos, minimizar acidentes de trabalho e entregar produtos com qualidade dentro do prazo são diferenciais importantes que tornam qualquer empresa vencedora.

O problema é que, para conseguir alcançar todos esses diferenciais competitivos, a empresa precisa estar disposta a fazer a manutenção elétrica dos ativos regularmente.

Se não faz a manutenção elétrica, a empresa pode lidar com uma série de imprevistos ao longo do tempo. Problemas que não só podem prejudicar a qualidade das operações, como afetar a saúde dos colaboradores e colocar em risco a reputação da marca.

Já pensou se um equipamento crítico causar um incêndio nas instalações do prédio e os trabalhadores ficarem feridos? Ou se a empresa perder clientes porque precisou paralisar a produção e atrasou as entregas?

Situações assim não são comuns, mas podem acontecer, caso você não esteja preocupado em cuidar do chão de fábrica ou em fazer a manutenção de toda a estrutura elétrica dos ativos.

Perigos de não realizar a manutenção elétrica no chão de fábrica

As máquinas e os equipamentos industriais dependem de energia elétrica para desempenhar suas funções, certo? Isso significa que se a empresa não realizar a manutenção desses ativos, o chão de fábrica pode sofrer uma série de problemas tais como aquecimento da rede, choques e incêndios.

O aquecimento da rede ocorre quando um fio ou cabo recebe mais corrente elétrica do que ele é capaz de suportar. A elevação de temperatura danifica a estrutura elétrica, aumentando as chances da empresa pagar mais pela conta de luz. Não só isso, de os colaboradores levarem choques e sofrerem outros tipos de acidentes.

O aquecimento da rede também pode ocasionar curtos-circuitos e incêndios, obrigando a empresa a suspender suas operações e fazer paradas não planejadas. Até desembolsar altas quantias em dinheiro para realizar reparos e pagar as indenizações.

Plano de manutenção preventiva: como proteger a empresa contra danos, acidentes e paralisações?

O plano de manutenção preventiva é um documento que mantém registradas todas as atividades relacionadas ao setor de manutenção.

Por meio desse documento é possível mapear os ativos, identificar o tipo de manutenção ideal para cada equipamento e definir quando e quem deverá realizar as vistorias. Também programar os reparos e consertos de modo que a produção não seja prejudicada.

Uma vez que o plano de manutenção preventiva proporciona uma visão ampla sobre tudo que acontece no setor, o gestor de manutenção pode usar das informações no documento para bolar ações estratégicas e proteger o chão de fábrica contra danos, acidentes e paradas.

Por que investir em um software de manutenção?

Elaborar um plano de manutenção eficiente pode exigir bastante esforço, tempo e dedicação. O problema é que as empresas não dispõem mais de tempo ou disponibilidade para coletar, registrar e analisar as informações manualmente.

Hoje a agilidade se tornou pré-requisito para atender bem o mercado. Por isso, investir em ferramentas modernas que proporcionam a gestão completa de todo processo de engenharia de manutenção e que permitem a criação de um plano de manutenção preventiva, em poucos cliques, é fundamental.

Com um software de manutenção, por exemplo, a sua empresa pode registrar e acompanhar todas as atividades relacionadas ao setor. Também, verificar se a estrutura dos equipamentos está em dia, e se existem ativos que precisam de algum tipo de verificação e intervenção nas instalações elétricas.

Ou seja, criar e acompanhar os planos de manutenção preventiva, bem como cuidar da estrutura elétrica de todos os ativos que compõem a sua fábrica pode ser muito mais fácil com o apoio da tecnologia certa.

Não conhece uma ferramenta capaz de fazer tudo isso pela sua empresa? Então teste o Keepfy por 14 dias e veja como a solução desenvolvida pela NG Informática pode simplificar a manutenção elétrica e de ativos.

teste grátis

Conta pra gente!

o que você achou deste conteúdo? Escreva nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Saiba o que é e qual é a importância da manutenção elétrica”

Jean Carlos Santos

eu quero mais conhecer

plugins premium WordPress