Artigos sobre Manutenção Industrial e Gestão de Ativos

Planejador de Manutenção: o que é e qual sua função?

17 de abril de 2023
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Apesar do nome já entregar totalmente a função, o Planejador de Manutenção faz muito mais do que planejar e criar cronogramas de manutenção. Embora a principal responsabilidade seja determinar o que fazer, como fazer e quando fazer, ele precisa saber quais tarefas precisam ser executadas, como e quando.

Por esse motivo, o profissional também acaba atuando em outras frentes dentro da empresa. Isso mesmo, o Planejador de Manutenção acompanha o desempenho dos ativos, faz a gestão da equipe técnica de manutenção e, ainda, cuida de toda a gestão de custos da operação.

Quer entender melhor como funciona o trabalho do Planejador de Manutenção? Fique por aqui, pois preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber.

O que é um Planejador de Manutenção?

Primeiramente, o setor deste profissional é conhecido como PCM (Planejamento Controle e Manutenção).

O Planejador de Manutenção é responsável por planejar e controlar não só as manutenções dos equipamentos, como mencionamos, mas também do setor de manutenção da organização em si.

O setor de PCM já existe desde a Segunda Guerra Mundial, por volta de 1950. Isso porque, depois da guerra, viu-se que era necessário ter maior produtividade com menos recursos. Nessa época, a produção vivia parando devido a falhas em equipamentos.

Com o decorrer dos anos, o setor de planejamentos de manutenção cresceu e sempre está mudando. Na verdade, o Planejador de Manutenção é responsável por fazer as coisas acontecerem.

Para tanto, ele tem a função de concretizar as estratégias, organizando os elementos táticos para colocar tudo em prática.

As decisões estratégicas dos gestores são bem sucintas e genéricas, pois é o Planejador de Manutenção o responsável por projetar um plano de tarefas específico que permita ao departamento colocá-lo em ação.

Qual a função de um Planejador de Manutenção dentro da empresa?

Um Planejador de Manutenção tem suas atividades relacionadas à manutenção de ativos, com a responsabilidade de garantir a confiabilidade dos equipamentos e a ampliação da vida útil deles.

Nesse sentido, é responsável por criar planos e cronogramas de manutenção informando a sua equipe sobre quais as atividades a serem realizadas, seus prazos, periodicidades e também os materiais necessários.

Além disso, o planejador de manutenção tem que ter o conhecimento aprofundado sobre os ativos, conhecendo suas origens, sabendo de quais materiais eles são feitos, as principais recomendações dos fabricantes e as condições de operação.

Como mencionamos acima, o trabalho deste programador vai muito mais além. Ele também precisa identificar o diagnóstico de falhas, acompanhar indicadores e criar o histórico das operações.

Para ser um bom Planejador de Manutenção, é preciso ter conhecimento sobre quais materiais, suprimentos e ferramentas são necessários à execução de cada tarefa. Isso porque, a partir dessa informação, é possível criar orçamentos e fazer compras de reposição.

Quais as responsabilidades de um Planejador de Manutenção?

São muitas as responsabilidades de um Planejador de Manutenção. A seguir, veja o que o mercado costuma exigir desse profissional:

  • Criação de cronogramas de lubrificação e inspeção de ativos;
  • Criação de planos de manutenção, preventiva, preditiva e corretiva;
  • Implementação de procedimentos técnicos de manutenção;
  • Planejar e executar os planos de calibração;
  • Agendamento de atividades de manutenção;
  • Definir os recursos necessários à manutenção;
  • Compras de peças e materiais;
  • Cadastrar equipamentos;
  • Controle dos custos e gastos de manutenção;
  • Projetos de melhoria contínua incluindo mudanças benéficas no setor de manutenção;
  • Acompanhamento de indicadores que revelem a saúde das operações e desempenho dos ativos;
  • Criação de relatórios de comprovação e acompanhamento de serviços, como checklists e ordens de serviço;
  • Criação de históricos de dados para análises e identificação de melhorias;
  • Acompanhar todos os trabalhos realizados pelos técnicos.

Como o Keepfy pode ajudar no planejamento da manutenção?

Simples, objetivo e com um ótimo custo-benefício, o Keepfy vem se tornando o favorito das pequenas e médias empresas.

Moderno e eficiente, a solução oferece funcionalidades incríveis, do planejamento à execução, proporcionando a conquista dos principais objetivos do setor de planejamento de manutenção, da maximização da produtividade à redução de custos, do efetivo controle da mão de obra ao aumento da vida útil dos equipamentos.

Com o Keepfy, você consegue ter um melhor controle das manutenções preventivas de suas máquinas. Além disso, fica bem mais fácil organizar o setor de manutenção evitando desperdícios de tempo e materiais.

Ficou interessado? Conheça as inúmeras funcionalidades que essa ferramenta pode oferecer para sua empresa.

trial keepfy

plugins premium WordPress