Artigos sobre Manutenção Industrial e Gestão de Ativos

Sistema CMMS: o que é e qual a sua importância?

19 de novembro de 2020
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

No setor de manutenção é comum o gestor se deparar com obstáculos. Algumas dessas adversidades são urgentes e outras nem tanto. Porém, por menor que seja a dificuldade, ela já é o suficiente para afetar o bom desempenho no campo fabril.

Em muitos casos, os problemas ocorrem porque as estratégias não estão alinhadas com o objetivo da empresa. Os gestores não têm acesso a ferramentas que ajudam na gestão das máquinas e nem informações exatas para uma tomada de decisão.

Quer revolucionar o setor de manutenção mas não sabe como otimizar as atividades no campo fabril? Veja, neste post, o que é o Sistema CMMS, qual a sua importância para as empresas e como identificar a ferramenta certa. Confira!

Sistema CMMS: o que é e qual a sua importância?

Sistema CMMS: o que é?

Computerized Maintenance Management System, também conhecido por Sistema Computadorizado de Gerenciamento de Manutenção, é uma ferramenta de gestão que mantém as informações relacionados ao setor salvas em sua base de dados.

Esse software ajuda a simplificar as operações, uma vez que desburocratiza tarefas como manutenção, administração e emissão de relatórios. Por meio de um Sistema CMMS é possível ainda controlar os ativos, ordens de serviço e inventários.

Além do mais, permite agendar a manutenção e emitir alertas a fim de prevenir o chão de fábrica de falhas e erros. Também gera ordens de serviço, permitindo assim que os usuários abram, processem e controlem o estado dos pedidos.

Ou seja, é uma ferramenta desenvolvida para tornar a manutenção de ativos um processo mais simples.

Qual a importância de um Sistema CMMS para as empresas?

Com um Sistema CMMS, as empresas conseguem revolucionar o setor de manutenção. A ferramenta garante benefícios como:

  • Crescimento da produtividade: Os profissionais têm mais organização para controlar os ativos, definir tarefas e aumentar a produção.
  • Redução dos custos no setor: Como as informações sobre o setor são salvas no sistema, a manutenção dos ativos podem ser programadas automaticamente. Isto permite que a empresa reduza os seus custos.
  • Melhor gestão dos documentos: Todas as informações estão salvas no sistema, logo, o gestor consegue realizar o controle mais eficiente dos documentos.
  • Aumento na vida útil dos ativos: Com a manutenção em dia, o desempenho e a vida útil dos equipamentos é maior.
  • Agendamento de manutenção: O sistema permite que a manutenção dos equipamentos sejam agendadas com antecedência.
  • Redução no tempo de inatividade: Se a manutenção está sendo feita corretamente e no tempo certo, as máquinas e equipamentos funcionarão por mais tempo. Isto é, elas não precisarão de tantos reparos.
  • Melhor fluxo das atividades: As ordens de serviço e demais documentos são organizados todos dentro do sistema. Isso otimiza a busca por informações e o fluxo das atividades.
  • Garantia de padrões de qualidade e segurança: A empresa consegue garantir a qualidade dos produtos e serviços, uma vez que consegue gerar relatórios mais detalhados sobre o status dos equipamentos.

Por que é importante escolher o melhor sistema de manutenção?

As máquinas e equipamentos precisam estar em dia para atender às necessidades do cliente. Um CMMS têm como finalidade ajudar as empresas na manutenção e, principalmente, deixar os profissionais preparados para enfrentar os desafios do setor.

Quando a empresa não investe em um Sistema CMMS eficiente, ela pode estar perdendo a oportunidade de gerenciar seus ativos corretamente e fabricar produtos com mais qualidade.

A tecnologia CMMS é capaz de otimizar as operações no campo fabril, ajudar no planejamento, controle e desempenho das máquinas. Porém, é necessário escolher a ferramenta ideal para que a empresa consiga desfrutar de todos os benefícios.

Quais critérios precisam ser avaliados ao escolher um sistema de manutenção?

Um bom Sistema CMMS deve estar equipado com recursos de última geração. Precisa oferecer funcionalidades automatizadas, para otimizar as tarefas, e deve ser inovador o suficiente para acompanhar as tendências de mercado.

Quando for escolher um sistema de manutenção, não deixe de avaliar e levar em consideração os seguintes critérios:

  • Funcionalidades: O software CMMS deve oferecer funcionalidades que atendam todas as suas necessidades.
  • Flexibilidade: O sistema precisa ser versátil o bastante para se adaptar às atividades da sua empresa. Isto é, deve permitir que seus usuários criem os seus próprios diferenciais para facilitar o uso da ferramenta.
  • Custo-benefício: Uma boa ferramenta CMMS deve cumprir com todas as expectativos do cliente.

Se a tecnologia afirma que pode revolucionar a manutenção de ativos, pesquise no mercado para certificar de que a empresa está entregando aos usuários tudo aquilo que promete.

Gostou do tema?

Está preparado para revolucionar a manutenção de ativos, mas não se sente confiante para investir em um Sistema CMMS?

Experimente o Keepfy por 14 dias grátis

Conta pra gente!

o que você achou deste conteúdo? Escreva nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress