Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Artigos sobre Manutenção Industrial e Gestão de Ativos

Saiba por que a manutenção é importante para empresas de pequeno porte

Guilherme Bogo
Escrito por Guilherme Bogo em 11 de fevereiro de 2021
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Estima-se que o Brasil têm 4,5 milhões de empresas ativas. Desse total, mais de 90% correspondem a empresas e indústrias de pequeno porte.

Por representar uma fatia grande no mercado, essas pequenas empresas e indústrias respondem por cerca de 52% dos empregos com carteira assinada. O que significa que a abertura e permanência delas são cruciais para o sucesso da economia no País.

Segundo o IBGE, nos últimos quatro anos o Brasil têm fechado mais empresas do que aberto. Um dos motivos para esse fechamento é a crise político-financeira que provoca uma falta grande de caixa e, consequentemente, de investimentos.

A falta de investimentos no setor de manutenção afeta o desenvolvimento das empresas, que acabam não evoluindo e nem conseguindo suprir as exigências do mercado. Assim, se tornam obsoletas e são substituídas por negócios mais modernos.

Esse efeito “bola de neve” impacta diretamente nos resultados, obrigando muitas delas a fechar as portas em pouco tempo de atuação.

Agora, as dúvidas que não querem calar:

“Será que as empresas e indústrias de pequeno porte vão continuar fechando as portas em 2020 por não investirem corretamente na manutenção de ativos?

Será que existe um meio de elas crescerem de forma sólida sem ter que se preocupar com o valor pago ou as oscilações de mercado?

É o que vamos descobrir…

Manutenção de ativos: qual a importância para as empresas de pequeno porte?

Com tantas empresas de pequeno porte no mercado não fica difícil entender o porquê da competitividade ser tão acirrada. Afinal, são diversos negócios abrindo as portas a todo instante e esses muitas vezes são mais atualizados e preparados para atender a demanda.

A manutenção de ativos é o que garante o funcionamento regular das máquinas e equipamentos. Então, sem a conservação, adequação, restauração, substituição e a prevenção a empresa corre o risco de paralisar a produção a qualquer momento.

Para as empresas e indústrias de pequeno porte, uma breve paralisação já é o suficiente para prejudicar os resultados. Isso porque as paradas não programadas geram custos elevados, atrasos e, principalmente, insatisfação dos consumidores.

Realizar a manutenção de ativos é um procedimento importantíssimo para o crescimento sólido das empresas e indústrias de pequeno porte, uma vez que garante o bom desempenho das máquinas e equipamentos.

Também mantém a continuidade da produção e a disponibilidade de produtos com mais qualidade no tempo certo.

Com o chão de fábrica funcionando a todo vapor, sem o risco de erros ou falhas, as empresas conseguem ter mais segurança para atender os pedidos, confiança para se destacar e credibilidade para crescer e conquistar clientes.

Ou seja, a manutenção de ativos é importante porque pode ajudar na estabilidade financeira das empresas, contribuir para a melhor tomada de decisão e, consequentemente, auxiliar para a sua permanência no mercado.

Tecnologia de ponta ao alcance das mãos

Uma das maiores dificuldades do empreendedor de pequeno porte é conseguir realizar a manutenção de ativos sem gastar muito.

E como o valor adquirido com as vendas e serviços é importante, os investimentos no setor de manutenção precisam ser bem pensados para não acabar prejudicando o caixa da empresa.

Assim, escolher uma solução simples e acessível para realizar a manutenção de ativos se torna o meio mais seguro para as empresas continuarem no mercado sem preocupação.

Afinal, podem realizar o controle de ativos sem gastar muito ao mesmo tempo que podem oferecer serviços e produtos com mais qualidade.

Uma dessas soluções simples, que oferece tecnologias de última geraçãopor um preço superacessível, é o Keepfy.

Esse software da manutenção foi desenvolvido para suprir as necessidades do campo fabril, seja nas empresas de pequeno porte ou grandes indústrias.

Mas, mais do que só uma ferramenta para auxiliar na gestão da manutenção, o Keepfy também foi criado para otimizar os processos e melhorar a tomada de decisão.

Com a ferramenta, o empreendedor de pequeno porte pode acompanhar as tendências da indústria 4.0 de maneira descomplicada. E isso porque a solução oferece uma interface mais moderna, simples e de fácil entendimento.

O sistema conta com tecnologias como Cloud Computing (Computação em nuvem), Inteligência Artificial e Saas (Software como Serviço). Além de User Experience (Experiência do usuário) e Business Intelligence (Inteligência de Negócios).

Ou seja, o empreendedor de pequeno porte pode realizar a manutenção de ativos, garantir a segurança das informações e desempenhar as tarefas do dia a dia, ao mesmo tempo, sem ter que desembolsar muito para fazer isso.

Seja para revolucionar os processos na sua empresa e indústria ou garantir uma gestão mais simplificada sobre os ativos, o Keepfy é a escolha certa para os empreendedores que querem crescer e se sobressair no mercado.

Então, gostou do tema?

Já sabe como garantir o desempenho das máquinas e equipamentos e como deixar a sua empresa de pequeno porte mais preparada para o mercado?

Se você ainda não possui uma ferramenta que pode garantir resultados mais sólidos, clique abaixo e experimente o Keepfy gratuitamente. Veja como a solução pode transformar a manutenção de ativos e comece agora mesmo a se destacar no setor.

Experimente o Keepfy por 14 dias grátis

Conta pra gente!

o que você achou deste conteúdo? Escreva nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *