Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Artigos sobre Manutenção Industrial e Gestão de Ativos

Saiba como aproveitar os indicadores de manutenção do Keepfy

Guilherme Bogo
Escrito por Guilherme Bogo em 13 de maio de 2021
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Para que uma empresa possa atuar de forma ininterrupta, é fundamental que seus equipamentos estejam sempre operantes. Isso demonstra o quanto a gestão da manutenção interna é vital para o prosseguimento da produção.

O software Keepfy é uma ferramenta voltada para acompanhar todos os processos de manutenção de uma empresa, ela oferece uma interface com layout leve e responsivo, e é apta a manter a comunicação entre as equipes de manutenção e operação.

Com o Keepfy, é possível obter um controle completo das manutenções. Afinal o seu dashboard exibe todos os indicadores de manutenção que são necessários para apresentar o panorama geral do cenário interno da empresa.

Conheça abaixo esses indicadores e entenda por que o seu devido acompanhamento é fundamental para que a equipe de manutenção de ativos esteja sempre preparada para atuar, sendo sempre eficaz em sua atuação.

gestão da manutenção

Os indicadores de manutenção do Keepfy

DISP – Disponibilidade: Índice de disponibilidade dos equipamentos, segmentado por grupo de equipamentos. Como o principal objetivo é garantir o funcionamento dos equipamentos, quanto maior for esse indicativo, melhor.

CONF – Confiabilidade: Nível de confiabilidade na disposição dos equipamentos, levando em consideração o histórico de utilização. Ele sugere uma projeção futura de operação para o equipamento, ou seja, a probabilidade de que o equipamento estará em operação em um determinado período.

MTBF – Tempo Médio Entre Falhas: Levantamento do tempo médio entre uma falha e outra do equipamento. Por meio dessa métrica a empresa vai conseguir mensurar a confiabilidade das máquinas. A análise leva em consideração os grupos de equipamentos, como por exemplo: grupo de tornos mecânicos, de injetoras, de robôs.

MTTR – Tempo Médio para Reparos: A análise, que também é segmentada por grupos de equipamentos, leva em consideração o tempo médio para que os reparos sejam realizados em caso de falhas.

Backlog de Ordens de Serviço: Um histórico completo das OS que foram abertas, correlacionando cada chamado ao equipamento que apresentou algum problema.

RAV – Valor de Reposição do Ativo: Um índice mensal que apresenta em termos percentuais a quantidade de reposição de equipamentos do setor produtivo.

Custo Total de Equipamentos: Somatória dos valores equivalentes dos grupos de produtos para levantamento do índice patrimonial da fábrica.

Custo Total de Manutenção: Levantamento histórico do custo de gestão da manutenção dos ativos da fábrica, segmentado por meses.

Você entenderá, agora, por que esse compilado de dados é tão importante para a empresa e que tipo de respaldo técnico eles podem oferecer para a gestão interna das manutenções.

A importância dos dashboards na manutenção de ativos

Quando você tem à sua disposição dashboards interativos que contam com todas as informações importantes referentes aos serviços de manutenção de ativos, a tomada de decisão se torna muito mais prática. Veja algumas das possibilidades:

Plano de manutenção preventivo

A maior das vantagens é poder atuar de forma preventiva, afinal, com dados referentes ao funcionamento técnico em mãos, você terá plena noção do tempo em que a manutenção preventiva deve ser realizada.

Assim, com importantes indicadores disponíveis, como o MTBF e MTTR, você pode criar planos de manutenção corretivos, para atuar sempre de forma antecipada, evitando assim problemas comuns relacionados ao tempo de vida útil de cada item.

Acompanhar as manutenções

Como de fato está a rotina de cada integrante de sua equipe de manutenção? Todos os equipamentos estão sendo atendidos em tempo hábil?

Com a possibilidade de acompanhar as manutenções já agendadas, fica muito mais fácil entender se tudo está em equilíbrio para que a operação possa seguir sem maiores problemas.

Controlar ordens de serviço corretivas

Acompanhe todas as ordens de serviço cadastradas no sistema por meio do histórico de chamados abertos. Por meio dessa funcionalidade, você pode checar as solicitações pendentes, registrar novas e distribuir demandas entre atendentes.

Um detalhe importante é que essa funcionalidade permite que os atendimentos sejam realizados sem demandar um cadastro prévio do equipamento a ser reparado. Isso traz muito mais agilidade na resolução do problema.

Todos os indicadores em uma só tela

Chega de interfaces complexas, que demandam instalações demoradas e que travam com frequência. Você já pensou na possibilidade de poder acompanhar todos os importantes indicadores de manutenção em um único dashboard?

Com o Keepfy, você pode checar o status geral da gestão da manutenção de ativos no dashboard Indicadores de Manutenção. Essa funcionalidade lhe garante 2 benefícios essenciais:

1º – Facilita a tomada de decisão: Com um único dashboard apresentando as mais diversas informações, a sua tomada de decisão se torna totalmente simplificada. O painel instrutivo apresenta, de forma clara, o que precisa ser feito e quando precisa ser feito.

2º – Ter controle total: Não basta ter apenas os equipamentos operando, você precisa ter uma equipe ágil e eficiente. Ao administrar as demandas dos colaboradores, distribuindo as tarefas de forma equilibrada, o fluxo de trabalho se torna fluido e os problemas serão consequentemente minimizados.

As possibilidades da plataforma

Cansado de software pesados, lentos e de pouca eficiência? Não deixe de lado os frutos da transformação digital, migre para a nuvem e aproveite as funcionalidades de uma plataforma totalmente on-line!

O Keepfy tem um dashboard inteligente, simples e superintuitivo de usar. Não é preciso instalar nada, basta apenas se cadastrar para poder utilizar as suas rotinas.

Também disponível em sua versão mobile, que é totalmente responsiva, o Keepfy garante a total integração das equipes, independentemente de estarem dentro ou fora da empresa, em um desktop ou em um smartphone.

Algumas funcionalidades extras tornam a versão mobile muito atrativa, entre as quais se destaca o acompanhamento de follow-up de cada ordem aberta. Lá é possível interagir entre os envolvidos com a funcionalidade do chat exclusivo.

Se você busca uma ferramenta para sanar completamente as suas maiores dificuldades em termos de manutenção de ativos, você agora tem ao seu dispor a solução certa!

Você tem 14 dias gratuitos para testar! Neste período, é possível cadastrar alguns equipamentos como piloto e fazer um teste, gerando os seus primeiros indicadores. Acesse a página oficial e comece agora mesmo a fazer o seu teste gratuito!

Experimente o Keepfy por 14 dias grátis

Conta pra gente!

o que você achou deste conteúdo? Escreva nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *