Artigos sobre Manutenção Industrial e Gestão de Ativos

Por que a programação de ordens de serviço é importante?

18 de fevereiro de 2021
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Se o gestor de manutenção quer manter as máquinas e os equipamentos funcionando, ele precisa garantir que as tarefas e os reparos na fábrica estão sendo realizados corretamente. E ele só vai garantir isso com o apoio das ordens de serviço.

Não sabe por que a eficiência na programação de ordens de serviço é importante?

Saiba, neste post, por que esse documento é fundamental, quais problemas a empresa pode enfrentar sem ele e que ferramenta é capaz de ajudar a solucioná-los. Confira!

A importância da eficiência na programação de ordens de serviço

As ordens de serviço são importantes porque permitem que a empresa monitore projetos e delegue tarefas e recursos adequadamente.

Trata-se de um formulário que inclui informações de contato e cobrança, e uma seção que explica em detalhes o trabalho que precisa ser feito.

Com o aumento das atividades na fábrica, os gestores precisam delas para conseguir gerenciar todos os processos e projetos adequadamente.

Por isso a programação das ordens de serviço é fundamental para manter a estrutura da empresa em ordem.

É por meio das ordens de serviço que uma tarefa ou um projeto é repassado para a equipe. O formulário explica quem serão os funcionários que participarão do projeto e quais etapas devem ser cumpridas para que o serviço seja feito corretamente.

A ordem de serviço pode ser manual, mas hoje em dia já é possível utilizar ferramentas mais modernas para melhorar a organização dos documentos.

Programar as ordens de serviço, de modo on-line, e repassar informações instantâneas para o chão de fábrica é o que vai manter a empresa totalmente sob controle e funcionando corretamente.

Quais problemas que podem surgir na ausência da OS

Agora que você já sabe por que a programação das ordens de serviços é importante, veja os problemas que a empresa pode ter caso não utilize esse documento.

# Tarefas executadas de forma ineficaz

A ordem de serviço é utilizada para descrever tarefas que precisam ser executadas dentro da empresa. Sem esse formulário, os funcionários não sabem exatamente quais atividades precisam ser realizadas, nem como e onde precisam ser feitas.

A ausência da ordem de serviço aumenta a probabilidade dos funcionários cometerem erros e realizarem as tarefas de forma ineficaz.

# Falta de controle da segurança do trabalho

O formulário serve para instruir os empregados na execução das tarefas, justamente para evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais. Por meio da ordem de serviço, o gestor consegue descrever todas as precauções a serem tomadas, de modo que ninguém saia prejudicado.

Quando o gestor de manutenção não utiliza ordens de serviço ele fica sem controle sobre a segurança de seus funcionários.

# Paralisação das máquinas e equipamentos

Muitas das tarefas descritas nas ordens de serviço estão relacionadas à manutenção dos ativos de uma indústria.

O gestor emite uma ordem de serviço para instruir um funcionário a realizar um reparo de modo que as máquinas e equipamentos permaneçam funcionando a todo vapor.

Porém, na falta desse documento, os operadores não sabem como realizar a manutenção corretamente e o chão de fábrica pode arcar com prejuízos com as paralisações.

# Insatisfação do cliente

A paralisação das máquinas e equipamentos prejudicam a produção e os prazos de entrega. Esse atraso pode ocasionar a insatisfação do cliente o que, consequentemente, prejudica o relacionamento da empresa com o seu comprador.

A qualidade dos produtos é colocada à prova, a credibilidade da empresa passa a ser questionada e a sua reputação em cumprir prazos é perdida. Ou seja, os prejuízos podem ser irrecuperáveis.

Como é possível resolver esses problemas?

Como falamos acima, hoje as empresas podem utilizar ferramentas mais modernas que contribuem para a eficiência na programação das ordens de serviço.

Utilizar um software de gestão por exemplo, que disponibiliza recursos mobile e uma agenda inteligente, pode garantir ao chão de fábrica mais eficiência, mobilidade, praticidade e produtividade.

O gestor é capaz de emitir e editar ordens de serviço, na palma da mão, além de acessar e avaliar métricas, o que contribui para uma tomada de decisão mais estratégica.

Também consegue acompanhar o desempenho da fábrica, em tempo real, ajudando-o a tomar medidas quase que instantaneamente para corrigir uma falha ou problema.

Essa mobilidade, para gerenciar o campo fabril de qualquer lugar, ajuda o gestor a otimizar os serviços e, consequentemente, aumentar a produtividade no campo fabril.

O Keepfy é uma solução tecnológica criada para simplificar a manutenção de ativos e é capaz de resolver todos os problemas acima.

Além da mobilidade, o usuário consegue cadastrar as ordens de serviço em agenda totalmente interativa, e com base nas informações distribuir as tarefas de acordo com a disponibilidade da equipe e as especialidades de cada colaborador.

Consegue ainda solicitar serviços via app, controlar recursos e até mesmo visualizar as atividades planejadas.

A agenda e os recursos mobile são apenas dois dos recursos disponibilizados pelo Keepfy, mas existem muitas outras funcionalidades que contribuem para a gestão.

Todas as aplicações no software foram desenvolvidas para dar uma visão mais simplificada sobre tudo o que precisa ser feito dentro da empresa, facilitando assim a conclusão das tarefas e a manutenção de ativos.

Ficou curioso para saber mais sobre como o Keepfy pode aumentar a eficiência na programação de ordens de serviço da sua empresa?

Então clique abaixo para experimentar o Keepfy gratuitamente por 14 dias. Veja como a ferramenta pode transformar a sua gestão e comece agora a mesmo a melhorar os seus resultados.

Experimente o Keepfy por 14 dias grátis

Conta pra gente!

o que você achou deste conteúdo? Escreva nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress