Artigos sobre Manutenção Industrial e Gestão de Ativos

Por que a gestão de ordens de serviço precisa ser simples?

16 de junho de 2020
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Qual seria o segredo do sucesso de uma indústria? Uma equipe qualificada, trabalhar com produtos diferenciados, implementar uma tecnologia para a manutenção dos ativos ou ter uma gestão de processos e informações eficiente? A verdade é que todos esses fatores são essenciais para o alcance dos objetivos.

E para que esses elementos funcionem corretamente, é necessário que haja compreensão por parte dos envolvidos. Algo que só é possível com uma boa comunicação. Essa troca de informações é feita por meio de ordens de serviço, um documento criado para auxiliar os trabalhadores na realização das atividades.

Quer saber o que são ordens de serviço e como esses documentos podem ajudar a empresa a manter o foco na produtividade? Veja, neste post, como funciona, por que é importante e no que a gestão de ordens de serviço pode influenciar no planejamento das manutenções. Confira!

Ordem de serviço: o que é e por que é importante?

A ordem de serviço é um documento que oficializa um serviço. Quando a empresa convoca um trabalhador para realizar uma atividade, é emitida a OS para reforçar a comunicação entre as partes. Também para esclarecer detalhes sobre a função e conscientizar o trabalhador dos riscos no local.

Em uma ordem de serviço são destacadas as informações sobre o ambiente de trabalho, a data do serviço e o que deve ser feito na empresa. Esse documento é extremamente importante porque vai oferecer o suporte durante a realização das tarefas.

A partir desse documento, os gestores conseguem calcular os materiais que serão utilizados, determinar a categoria do serviço e a quantidade de profissionais necessários para executar a função. Essas informações fornecem ao profissional o apoio para otimizar a gestão e melhorar o controle dos estoques.

Gestão das ordens de serviço: por que é necessária?

A boa comunicação é fundamental para o desempenho das operações. Enquanto os gestores precisam saber o que deve ser feito na empresa, os colaboradores precisam entender o que é pedido e como as suas funções devem ser realizadas. Essa compreensão é o que vai permitir que as funções sejam realizadas no prazo.

Gerenciar as ordens de serviço é necessário para manter a boa comunicação. Isso possibilita que tanto os gestores como trabalhadores melhorem o seu desempenho dentro das fábricas. O que, consequentemente, influencia no alcance de resultados mais positivos.

O vínculo entre a gestão de ordens de serviço e o planejamento das manutenções

O objetivo da gestão da manutenção é garantir a disponibilidade das máquinas e equipamentos. Isso para que a produção se torne um processo mais eficiente e confiável. Dentro de suas etapas temos a gestão de ordens de serviço, uma prática que envolve a elaboração, edição e conclusão de ordens de serviço.

Essa prática possui um vínculo direto com o planejamento das manutenções, uma vez que coopera para realizar prognósticos destacando informações específicas sobre as máquinas e os equipamentos.

Para garantir que a empresa tenha o máximo de eficiência durante a manutenção, o melhor caminho é por meio de uma gestão simples e descomplicada. Algo que os gestores podem encontrar na tecnologia. Utilizar um sistema que permite mobilidade para desempenhar as funções é um diferencial para facilitar ainda mais o trabalho.

O Keepfy, um software desenvolvido para simplificar a gestão, permite essa praticidade nos negócios. Além de tornar o controle sobre a produção um processo mais fácil, a tecnologia para a manutenção permite que os profissionais realizem solicitações de serviço a qualquer hora, de qualquer lugar.

De que forma? Via aplicativo. Essa funcionalidade inovadora permite a integração dos setores junto à área de manutenção, quase que instantaneamente. O que contribui para que a gestão da manutenção se torne um setor mais dinâmico e mais estratégico.

Como o Keepfy ajuda a organizar as solicitações de serviço pelo aplicativo?

O aplicativo do Keepfy permite que a empresa gerencie as solicitações de serviço pelo sistema. O usuário pode abrir uma solicitação de serviço, por exemplo, e solicitar o apoio da equipe de manutenção para resolver irregularidades. Assim que é enviada a SS, o planejador avalia o pedido e repassa para um executante.

O executante então realiza a avaliação na empresa para verificar se existe ou não a necessidade de vincular uma ordem de serviço. Caso não haja necessidade, ele finaliza a solicitação de serviço após a reparação. Do contrário, a ordem de serviço é executada primeiro.

Após finalizar a solicitação de serviço, é realizada uma pesquisa de satisfação para avaliar como foi o desempenho da mão de obra. Dentro do Keepfy, tudo isso pode ser feito via aplicativo, exceto o processo da ordem de serviço.

Ficou curioso para realizar a gestão de ordens de serviços mais rápido e corretamente? Então acesse e comece agora mesmo o seu teste gratuito no Keepfy.

Experimente o Keepfy por 14 dias grátis

Conta pra gente!

o que você achou deste conteúdo? Escreva nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress