Artigos sobre Manutenção Industrial e Gestão de Ativos

PMOC: Tudo o que você precisa saber!

29 de abril de 2022
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Se você é um técnico ou controlador de manutenção, já deve estar por dentro da obrigatoriedade do PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle). Além de melhorar o bem-estar dos trabalhadores, as normas contribuem para a empresa deixar o ambiente organizacional mais seguro e produtivo.

A sua empresa já colocou o PMOC em prática?

Veja, neste post, tudo que é preciso saber para aplicar o plano corretamente.

O que é PMOC?

PMOC é a sigla utilizada para Plano de Manutenção, Operação e Controle. Esse documento foi estabelecido pelo Ministério de Saúde para que se cumpra as exigências descritas na Portaria MS nº 3.523/98.

O PMOC tem como objetivo especificar as normas e os processos de limpeza, bem como a manutenção e conservação dos sistemas de climatização. As medidas servem para garantir a qualidade do ar, e eliminar os riscos à saúde das pessoas que lidam diariamente em ambientes climatizados.

Em 2018, o Governo tornou a exceção do PMOC uma obrigatoriedade, o que forçou muitas empresas a se adaptarem para ficar dentro da norma.

Entenda o PMOC

O PMOC surgiu devido a uma crescente preocupação com a qualidade de vida de profissionais e clientes expostos a ambientes climatizados. Com o surgimento e a propagação de doenças como a COVID-19, preservar o espaço limpo — até mesmo de partículas — se tornou prioridade máxima.

Além de preservar o espaço higienizado, a aplicação do PMOC também se tornou importante para evitar o risco de curto circuitos em aparelhos. Diminuindo, assim, riscos de incêndios ou outros problemas nas instalações.

Como o PMOC é feito

O técnico responsável por aplicar o PMOC pode dividir o processo em duas partes: etapa química e mecânica. Abaixo veja mais detalhes sobre os procedimentos:

Etapa química

Nessa etapa o profissional precisa completar quatro estágios: visita preliminar, coleta de amostras, análises em laboratórios especializados e, por fim, o resultado da verificação. O objetivo por trás desses procedimentos é analisar, com profundidade, a qualidade do ar.

Por meio dessa etapa, o profissional consegue identificar se todas as variáveis estão dentro dos padrões estabelecidos pela Anvisa, órgão regulador que determina o bem-estar das pessoas inseridas no ambiente organizacional.

Etapa mecânica

Depois da etapa química, o técnico precisa fazer a manutenção periódica dos equipamentos. Para, assim, certificar que os aparelhos estão funcionando corretamente e que as normas estão sendo cumpridas pela empresa.

Como e por que aplicar o PMOC?

Empresas com ambientes climatizados estão sujeitas a inspeções periódicas dos órgãos sanitários. Por essa razão, é importante que as organizações contem com profissionais experientes no assunto para fiscalizar as normas internas.

O ideal é que a empresa dê autonomia para os profissionais elaborarem e aplicarem o PMOC, a fim de manter o ambiente de trabalho seguro e evitar possíveis sanções.

O técnico responsável precisa ter liberdade para implementar o plano de manutenção sempre que necessário. Também executar o planejamento, registrar tudo que já foi realizado e, claro, informar os envolvidos para que todos fiquem a par da situação.

Além disso, é importante que o técnico responsável faça o registro de todo o trabalho em um documento chamado “Anotação de Responsabilidade Técnica”. E entregue o arquivo junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

Assim que elaborar o registro e a inspeção for realizada, a empresa terá acesso aos seguintes documentos para fornecer aos órgãos de vigilância:

  • Plano de manutenção, operação e controle dos ambientes;
  • Plantas dos sistemas de ar condicionado;
  • Análise da qualidade do ar climatizado;
  • Anotação de Responsabilidade Técnica.

Importante: A aplicação do PMOC ajuda a empresa a evitar multas que podem variar de R$2.000 a R$1.500.000,00, dependendo do nível de infração.

Passos para aplicar na empresa

Para que a aplicação do PMOC seja realizada de forma correta, é importante que durante a etapa mecânica, a empresa realize os seguintes procedimentos:

  1. Cadastre todos os ativos;
  2. Faça a análise completa de cada equipamento;
  3. Realize o planejamento e a implementação do PMOC;
  4. Execute todas as atividades correspondentes do processo;
  5. Acompanhe os resultados.

Obs: Para facilitar o registro de todas as etapas, o ideal é que a empresa invista em tecnologia para garantir uma gestão automatizada.

Impactos e vantagens do PMOC

Além de garantir o cumprimento da legislação e manter a empresa livre de riscos, a aplicação do PMOC garante mais transparência no ambiente de trabalho e elimina possíveis problemas de saúde aos colaboradores.

Mas, essas não são as únicas vantagens do plano. No longo prazo, a empresa garante benefícios como:

  • Redução dos gastos com energia elétrica;
  • Aumento da vida útil dos aparelhos;
  • Maior eficiência dos equipamentos;
  • Orçamento de manutenção bem mais previsível;
  • Garantia da qualidade do ar;
  • Aumento da produtividade por parte de todos os colaboradores.

Como ter sucesso com o PMOC

Para obter sucesso com a aplicação do PMOC, é fundamental que a empresa invista em ferramentas tecnológicas que garantem precisão nas análises e ajudam no gerenciamento.

Para ter ideia, com um sistema de gestão de manutenção, a empresa pode registrar informações sobre os equipamentos e disponibilizar relatórios para todos os envolvidos. Não só isso, garantir a disponibilidade dos documentos e facilitar a inspeção dos órgãos de saúde.

Quer saber mais sobre como um sistema de gestão de manutenção pode ajudar a sua empresa a ficar dentro das normas? Então solicite um teste do Keepfy por 14 dias e veja, na prática, todos os seus benefícios.

plugins premium WordPress