Artigos sobre Manutenção Industrial e Gestão de Ativos

Manutenção de compressores: como fazer do jeito certo?

16 de março de 2022
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O compressor é um equipamento responsável por comprimir e armazenar o ar, a fim de auxiliar o funcionamento de outras máquinas e ferramentas. Pode, por exemplo, ser utilizado para acionar uma pistola de pintura, ligar máquinas pneumáticas, entre outros.

Entretanto, para que a indústria consiga potencializar o uso dos compressores e aumentar sua vida útil, é necessário que realize a manutenção efetiva desses equipamentos. Do contrário, o ar gerado e armazenado dentro do reservatório pode não ser puro suficiente e ocasionar problemas para a produção e segurança.

Como a manutenção de compressores é um procedimento que requer bastante conhecimento, decidimos escrever este post para esclarecer absolutamente tudo relacionado à prática.

Falaremos como funciona a manutenção de compressores, quais são os desafios da atividade e os principais tipos de equipamentos. Também, como é possível fazer uma manutenção realmente efetiva, e quais são as categorias de lubrificantes mais utilizados.

Como funciona a manutenção de compressores

Assim como em qualquer ativo da indústria, a manutenção de compressores vai requerer um plano de manutenção. Isso para definir a equipe responsável pela tarefa e o horário mais adequado para a paralisação.

A manutenção pode ser realizada para trocar o filtro de ar ou substituir um lubrificante, por exemplo. Também fazer a alteração de engates e mangueiras, ou a limpeza da água.

Esses reparos preventivos ajudam a garantir a higiene do equipamento, que passa a ter menos acúmulo de resíduos e a apresentar menos falhas.

Principais desafios da manutenção

O grande desafio da manutenção de compressores é conseguir realizar todos os reparos, consertos e as limpezas sem prejudicar o desempenho e continuidade da fábrica. Afinal, o procedimento pode ser demorado dependendo do estado em que se encontra o ativo.

Outro grande desafio é programar a manutenção com base nos principais tipos de compressores. Também, escolher os lubrificantes e componentes certos para cada equipamento.

Tipos de compressores

Como falamos no tópico anterior, um dos principais desafios da manutenção de compressores é programar os reparos e consertos com base nos tipos de equipamento. Para ajudar na superação deste desafio, abaixo separamos as modalidades por função:

Compressor de pistão

Esse compressor é o mais utilizado pela indústria, pois pode ser utilizado de muitas formas em diversos segmentos. Também porque possui longa vida útil e une potência à economia. Aqui o funcionamento ocorre unicamente pela movimentação de pistões, não exigindo o uso de motores elétricos ou diesel.

Compressor de membrana

O compressor de membrana é semelhante ao compressor de pistão, mas aqui o ar não entra em contato com outras partes do equipamento, impedindo que seja contaminado por resíduos.

Compressor rotativo

Esse compressor é considerado o mais econômico entre todos os equipamentos. Aqui a energia surge internamente pelo ar comprimido, o que torna o deslocamento do reservatório para outras ferramentas mais simples.

Turbocompressor

Turbocompressores geralmente são utilizados em usinas químicas e refinarias de petróleo. Aqui o ar é colocado em movimento em um cilindro interno, o que gera mais potência e uma energia de pressão.

Como fazer uma manutenção efetiva de compressores

Não existe mistério ao fazer a manutenção de compressores. A empresa precisa fazer um planejamento de manutenção, indicando o tipo de equipamento e definindo os lubrificantes e componentes certos. No entanto, existem algumas dicas que a indústria pode seguir para fazer uma manutenção altamente eficaz.

Abaixo veja quais são:

  1. A limpeza deve ser feita periodicamente para evitar o acúmulo de resíduos;
  2. Verificar o nível de óleo e lubrificante também é importante para manter o funcionamento do equipamento;
  3. Identificar os vazamentos com antecedência ajuda a evitar a dispersão do ar e falhas do compressor;
  4. Investir em um software pode simplificar o controle sobre as tarefas e garantir uma manutenção sem erros.

Tipos de lubrificantes mais utilizados

Agora que você já sabe como funciona a manutenção de compressores, quais os desafios da atividade e principais tipos de equipamentos, chegou a hora de descobrir as categorias de lubrificantes mais utilizados.

Atualmente, existem dois tipos de lubrificantes: os de base mineral, que podem ter entre 2.000 e 4.000 horas de vida útil , e os sintéticos, que podem chegar até 12.000 horas.

Cada compressor demanda um tipo de produto, segundo as orientações dos fabricantes, Então, usar o lubrificante certo pode ajudar a empresa a obter um melhor desempenho desses ativos.

Vale lembrar que os lubrificantes não servem apenas para reduzir o atrito de peças. Os produtos também podem ser úteis para ajudar na vedação, regular as trocas de calor, minimizar ruídos e até evitar corrosões.

Por que a manutenção de compressores é tão importante?

A manutenção de compressores evita a incidência de falhas, o que pode ocasionar a paralisação de processos e trazer sérios prejuízos para a indústria.

Se um compressor apresentar defeito por falta de lubrificante, por exemplo, uma máquina ou ferramenta de criticidade alta pode ter suas funções interrompidas. Isso pode atrasar a produção, prejudicar prazos de entrega e até afetar a satisfação de um cliente.

Ou seja, a manutenção de compressores é extremamente importante para garantir o bom funcionamento do parque fabril.

Quer fazer a manutenção de compressores, mas acredita que não vai ter controle absoluto sobre todos os processos? Então teste o Keepfy na prática e veja como simplificar os reparos e consertos.

plugins premium WordPress