Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Artigos sobre Manutenção Industrial e Gestão de Ativos

Indústria 4.0: por que a sua marca precisa estar atenta ao futuro?

Guilherme Bogo
Escrito por Guilherme Bogo em 4 de fevereiro de 2021
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Cloud Computing, IoT, Business Intelligence, Indústria 4.0, Inteligência Artificial, Realidade Virtual… Alguns desses termos lhe parecem familiares? Se sim, você sabe que a transformação digital está acontecendo e que cada vez mais empresas estão precisando modernizar os seus negócios.

Seja para acelerar a produtividade ou atender melhor o seu público, a tecnologia se tornou uma aliada poderosa para aqueles que buscam otimizar tarefas e reduzir custos. Processos que antes eram manuais, por exemplo, hoje já podem ser integrados, digitalizados ou até mesmo automatizados.

Mas, será que as organizações estão preparadas para acompanhar essas mudanças? Elas realmente sabem a necessidade de agilizar as suas atividades? Veja, neste, post, por que as indústrias precisam estar atentas ao futuro e por que a inovação é importante caso elas queiram se manter competitivas.

Por que o segredo está no futuro?

Os métodos ultrapassados já não oferecem tanta segurança ou credibilidade. O mercado está saturado de produtos, os clientes estão mais exigentes e as marcas precisam adotar a inovação para assegurar um diferencial — isso caso não queiram ser deixadas para trás.

Aquelas que não estiverem atentas ao futuro ou preocupadas em automatizar os negócios, correm o sério risco de perder espaço. Isso porque atender os consumidores com a mesma eficiência, oferecer serviços competitivos e gerenciar os recursos se tornará um desafio.

Como o objetivo é tornar as empresas mais bem preparadas, a tecnologia está sendo desenvolvida rapidamente.Tendências como Cloud Computing, IoT, Business Intelligence, Inteligência Artificial e Realidade Virtual são possíveis e já podem ser encontradas em soluções que ajudam na transformação.

Você sabe o que essas tendências significam e como elas podem ajudar nos negócios? Descubra como, a seguir!

Tendências da Indústria 4.0

# Cloud Computing

Cloud Computing, também conhecido como Computação em Nuvem, é a capacidade de um Servidor Datacenter armazenar dados pela internet. Ou seja, as empresas já podem salvar e acessar documentos de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, sem a necessidade da instalação de programas.

Essa tecnologia já é conhecida e vem sendo bastante utilizada pelas indústrias. Como permite o acesso remoto, facilita para que os profissionais de gestão possam acompanhar o progresso de suas operações, sem a necessidade de estarem no chão de fábrica.

# IoT

É considerada uma das principais tendências da Indústria 4.0. A Internet das Coisas permite que as empresas mantenham a conectividade dos seus equipamentos, colaborando para o controle remoto das operações, redução dos custos, aumento da vida útil dos equipamentos, entre outros benefícios.

As organizações podem contar com uma solução especializada, conectada e capaz de captar dados por meio de sensores. Esses dispositivos, quando instalados em máquinas, avaliam a necessidade de uma manutenção de ativos como também podem ajudar a gerar informações relevantes sobre os negócios e a produtividade.

# Business Intelligence

O Business Intelligence envolve uma série de técnicas e ferramentas para recolher, organizar, analisar, monitorar e transformar dados brutos em informações de qualidade. Por meio desses resultados, os gestores conseguem o suporte para tomarem decisões mais assertivas.

É excelente porque ajuda na gestão e também contribui para identificar, desenvolver e criar novas oportunidades de negócios. A proposta da tecnologia BI é assegurar uma fácil interpretação dos dados e com isso promover estratégias seguras e de vantagem competitiva.

# Inteligência Artificial

Sabemos que o trabalho humano é importante e que as pessoas ajudam as empresas a crescer. Mas, e se eu dissesse que já existem software que conseguem simular o raciocínio e a percepção desses profissionais, você acreditaria? Trata-se trata da Inteligência Artificial.

Além de contribuir para a produtividade, as soluções inteligentes otimizam as operações fazendo com que as empresas economizem mais tempo e dinheiro. E isso é ótimo! Conseguem acessar informações de compra e venda, por exemplo, e com isso realizar estimativas quanto aos materiais utilizados.

Nesse caso, as indústrias evitam arcar com desperdícios e adquirem apenas o necessário para a produção. A Inteligência Artificial também contribui para a manutenção de ativos, uma vez que consegue identificar tendências e apontar padrões de comportamento das máquinas.

Realidade Virtual

Outra tendência da Indústria 4.0 é a Realidade Virtual. Essa tecnologia tem como proposta treinar e educar os usuários de maneira mais simples. Ou seja, os responsáveis pelo serviço podem praticar em ambientes simulados, aprendendo e concluindo tarefas de forma mais segura e econômica.

A Realidade Virtual oferece essa possibilidade de interação com objetos táteis em um ambiente preparado com efeitos sonoros e também visuais.

As oportunidades são infinitas e as ferramentas tecnológicas estão aí para garantir que as indústrias modernizem os negócios. Quanto mais o mundo caminha rumo a transformação digital, maior será a necessidade de elas adotarem métodos mais eficientes.

É a tecnologia que irá manter uma empresa à frente das outras. Quem estiver disposto a abraçar essa iniciativa será aquela com maior espaço no mercado. Que terá também um diferencial competitivo e que poderá somar credibilidade e pontos junto aos consumidores.

Experimente o Keepfy por 14 dias grátis

Conta pra gente!

o que você achou deste conteúdo? Escreva nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *