Artigos sobre Manutenção Industrial e Gestão de Ativos

Impactos da pandemia: como o setor de manutenção pode superar os obstáculos?

20 de agosto de 2020
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Desde que foi noticiado que um novo vírus iria se espalhar pelo mundo, as empresas viram sua rotina virar de ponta-cabeça. Por conta do isolamento, muitas atividades precisaram ser suspensas assim como a manutenção de ativos.

Como o setor de manutenção é responsável por garantir o funcionamento das máquinas e equipamentos, os gestores estão preocupados em como irão manter o desempenho do chão de fábrica se não existir controle.

Agora que os casos da doença estão diminuindo, cidades estão ganhando permissão para reabrir os negócios. Porém, muitos empresários ainda se questionam:

“Como posso me recuperar dos impactos da pandemia do coronavírus?”

Veja, neste post, como a pandemia está afetando o setor de manutenção e o que as empresas de pequeno porte estão fazendo para amenizar os impactos e garantir uma manutenção estratégica.

Boa leitura!

Impactos da pandemia: como o setor de manutenção pode superar os obstáculos?

Pandemia do coronavírus e os impactos no mundo

Poucos meses atrás, a expectativa para 2020 era de crescimento em praticamente todos os setores. Desde que o primeiro caso de coronavírus foi noticiado, os números deixaram de ser tão positivos.

Empresas tiveram que suspender suas atividades, capitais inteiras precisaram ficar em isolamento e o comércio travou.

Em apenas alguns meses o mundo entrou em colapso e o vírus, juntamente com a necessidade de afastamento, fez com que a economia e o faturamento das empresas despencassem.

Sem conhecimento e infraestrutura para enfrentar uma crise dessa magnitude, diversos negócios faliram e muitos empresários acabaram endividados.

Até mesmo as empresas de pequeno porte que até então estão conseguindo sobreviver com suas economias estão correndo contra o tempo para amenizar (nem que seja um pouco) os prejuízos.

Impactos da pandemia no setor de manutenção

Quem trabalha com a manutenção de ativos sabe quais são os principais obstáculos do setor: reduzir os custos, arcar com o pagamento de todos os impostos, manter as máquinas e os equipamentos funcionando a todo vapor.

Se até o início do ano as pequenas empresas já precisavam lidar com esses obstáculos, agora, depois do coronavírus, as adversidades só cresceram. Afinal, precisam também se preocupar em superar os impactos da pandemia.

Abaixo, veja que impactos são esses:

# Falta de mão de obra qualificada

Encontrar mão de obra qualificada para trabalhar com a manutenção de ativos já é considerado um desafio em circunstâncias comuns, imagine agora com o isolamento social e todas as medidas de prevenção.

A falta de profissionais qualificados no setor é considerada um dos principais impactos, uma vez que a limitação de funcionários nas fábricas e a falta de capacitação profissional podem afetar a produção em diversas empresas.

# Queda de produtividade

A falta de mão de obra qualificada tem prejudicado o setor de manutenção, que não consegue assegurar o bom desempenho das máquinas e equipamentos.

Sem garantia, o chão de fábrica fica suscetível a erros e os ativos podem sofrer problemas a qualquer momento.

Se a falha ocorre em uma máquina ou equipamento importante, por exemplo, toda a produção pode ser interrompida. E qual é o resultado disso? Queda de produtividade.

# Acesso limitado a recursos para investimentos

Se o gestor de manutenção percebe que precisa paralisar a produção por conta de um erro em um equipamento, a empresa estará deixando de produzir e computar vendas.

Sem vender, o faturamento cai e ela fica sem levantar recursos suficientes para realizar novos investimentos. Uma vez que não investe adequadamente, a empresa deixa de se tornar mais forte e competitiva no mercado.

Como a tecnologia ajuda a minimizar os impactos da pandemia

Sim, a pandemia do coronavírus trouxe uma série de obstáculos para o setor da manutenção. Contudo, as pequenas empresas já podem contar com o apoio da tecnologia para minimizar os impactos. Não acredita? Então veja só:

Por meio de um sistema de manutenção SaaS, por exemplo, a empresa pode fazer a gestão das máquinas e equipamentos, bem como melhorar o controle das informações através da internet.

O gestor pode acessar dados, em tempo real, e assim realizar uma manutenção estratégica baseada em indicadores.

Com o auxílio da ferramenta, consegue identificar falhas com antecedência e tomar decisões mais rápidas para solucionar os problemas. Também planejar o orçamento da empresa para reduzir os custos e direcionar os investimentos.

Pode ainda fazer a gestão das ordens de serviço, em apenas poucos cliques, bem como planejar e controlar a manutenção de ativos.

Em outras palavras, consegue assegurar o bom desempenho do campo fabril mesmo na falta de mão de obra qualificada. Incrível, não é? 🙂

Se você ainda está em dúvida sobre como um sistema de manutenção pode ajudar a sua empresa a amenizar os impactos da pandemia, clique e conheça o Keepfy, um software de manutenção desenvolvido para simplificar a manutenção de ativos.

Experimente o Keepfy por 14 dias grátis

Conta pra gente!

o que você achou deste conteúdo? Escreva nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress