A Manutenção Produtiva Total (TPM) é uma das metodologias mais utilizadas no campo fabril quando o assunto é a conquista de resultados positivos no setor de manutenção, não importa o tamanho da empresa.
Para que você conheça melhor essa ferramenta, seus objetivos e vantagens, preparamos um e-book completo e gratuito, disponível aqui no blog.
Você pode baixá-lo gratuitamente abaixo ou, se preferir, ler o conteúdo na íntegra nesta página.
No e-book, você vai aprender:
- O que é Manutenção Produtiva Total
- A importância da TPM para a cultura de manutenção
- Os 8 pilares da TPM
- Como a tecnologia pode apoiar esse processo
O setor de manutenção está deixando de atuar sob demanda, passando a ser uma ferramenta estratégica para as empresas. O que antes era visto como gasto, hoje é considerado investimento.
A razão é simples. Os gestores estão, a cada dia mais, entendendo as vantagens no investimento de novos conceitos, novos métodos de trabalho e novas tecnologias nos processos de manutenção, e conquistando ótimos resultados por meio deles.
Contudo, é necessário duas coisas muito importantes para que os objetivos da TPM sejam alcançados: a abertura para uma mudança de comportamento e cultura no setor de manutenção e o investimento em novos processos e tecnologias.
O que é Manutenção Produtiva Total
A Manutenção Produtiva Total, termo em português para Total Maintenance Productive, também conhecida pela sua sigla, TPM, é um conjunto de práticas voltadas à integração do setor de manutenção com os demais setores da empresa.
A TPM foi desenvolvida com o objetivo de controlar os principais processos de manutenção a fim de eliminar perdas, reduzir paradas não programadas, diminuir
custos, e principalmente, garantir o padrão de qualidade necessário e desejado.
Seu grande diferencial está na letra “T”, de “Total”, que significa a total interação dos colaboradores, independentemente da área ou setor, na construção de um plano de manutenção capaz de conquistar excelentes resultados para a empresa.
A importância da TPM para a cultura de manutenção
Como vimos no início, a tecnologia tem transformado os processos no setor de manutenção, e com isso, as empresas estão investindo cada vez mais na atualização dos seus métodos de trabalho e dos seus equipamentos.
Tudo isso para conquistar melhores resultados no setor, uma melhor integração com os demais setores, principalmente, o setor de produção, e claro, a redução de custos, gerando um fator estratégico e competitivo para um mercado em constantes mudanças.
Contudo, implementar melhores processos, conquistar melhores indicadores de eficiência e produtividade e obter uma redução significativa nos custos não é algo que acontece da noite para o dia, tampouco mantendo os processos atuais.
Talvez o maior requisito para as empresas que desejam conquistar esses benefícios e encontrar melhores resultados em relação ao que a tecnologia e tem a oferecer, é a capacidade de mudar e se adaptar às mudanças.
A cultura da equipe de manutenção, neste caso, se torna a ferramenta ideal para colocar o conceito em prática e partir em busca de resultados. Este é o objetivo da TPM, transformar a cultura e o modo de agir quando relacionado à manutenção.
Os 8 pilares da TPM
Para tornar isso uma realidade, a TPM elenca 8 pilares fundamentais – conhecidos como os 8 pilares da TPM – que por sua vez, funcionam como um checklist de
tarefas a serem aplicadas no plano de manutenção. São eles:
1. Manutenção autônoma
O operador do equipamento tem um papel muito importante no processo de manutenção, através da manutenção autônoma, um checklist de tarefas a serem realizadas periodicamente que auxiliam na prevenção de falhas.
2. Manutenção planejada
O objetivo deste tópico é a implementação de manutenções preditivas, preventivas, e se corretivas, que sejam planejadas, a fim de buscar a eliminação de quebras e paradas não planejadas no setor de manutenção.
3. Melhoria específica
Os processos de melhoria contínua buscam a integração de times de diversas áreas e atuações, como produção, manutenção, qualidade, com objetivo de prever falhas potenciais nos mais variados necessários e tratá-las.
4. Educação e treinamento
Com os avanços tecnológicos e a criação de novos métodos de trabalho, se faz necessário o investimento em qualificação da mão de obra, garantindo a
preparação dos profissionais para os principais desafios no setor.
5. Controle inicial
Os setores de produção e manutenção devem andar sempre alinhados. O controle inicial, por exemplo, visa criar modelos de setup que sejam eficientes para o ciclo produtivo e para o setor de manutenção.
6. Manutenção da qualidade
Processos, ferramentas e sistemas que visam o gerenciamento de materiais, equipamentos e ações que garantem a qualidade dos produtos fabricados, buscando a eliminação de defeitos registrados.
7. Áreas administrativas
As áreas administrativas sustentam os processos operacionais. Por este motivo, é muito importante controlar a produtividade destas áreas, garantir a alta eficiência e a confiabilidade das informações geradas a partir delas.
8. Segurança, saúde e meio ambiente
Para que haja um ambiente saudável e seguro para todos os colaboradores, é preciso investir em atividades que busquem minimizar os riscos de acidentes e promover melhorias na eficiência e na produtividade. Este é o foco deste pilar.
Como a tecnologia pode auxiliar neste processo
Integrar setores e gerenciar informações de manutenção exige ferramentas eficientes.
No Keepfy, é possível criar um plano de manutenção completo, gerenciando desde solicitações até ordens de serviço de forma simples e integrada.
Além disso, a solução é 100% online (SaaS), com ótimo custo-benefício e fácil implantação.
Experimente gratuitamente por 7 dias e conheça o Keepfy.
Conta pra gente!
o que você achou deste conteúdo? Escreva nos comentários.