Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Guias

Como escolher o sistema de manutenção ideal em 5 passos

Guilherme Bogo
Escrito por Guilherme Bogo em 29 de outubro de 2019
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Escolher o sistema de manutenção ideal para o campo fabril não é uma tarefa fácil. São muitas as opções disponíveis no mercado e encontrar a solução ideal, é um grande desafio.

Para ajudar os gestores neste desafio, nós criamos este guia, com 5 passos simples para iniciar um processo de avaliação de sistemas, na busca pela solução ideal para o processo de manutenção da empresa.

Você pode baixar o seu guia gratuitamente, clicando no link em azul abaixo, ou se preferir, pode fazer a leitura do conteúdo na íntegra, também gratuitamente, através desta página.

Faça o download do seu guia

Neste guia, você aprenderá:

  • A importância de um sistema de manutenção eficiente
  • Quais critérios avaliar antes de adquiri-lo
  • Como escolher o sistema de manutenção ideal

A tecnologia está transformando os resultados na indústria, e no setor de manutenção, o cenário não é diferente. Por meio dos novos recursos tecnológicos
disponíveis, é possível ganhar eficiência, produtividade e redução nos custos.

O grande responsável por conduzir as empresas a esses benefícios é o sistema de manutenção implementado no setor. Através dele, é possível centralizar todas as informações e gerenciá-las de acordo com a estratégia da empresa.

A importância de um sistema de manutenção eficiente

O sistema de manutenção não é responsável somente por conduzir a empresa pelo cenário tecnológico. Ele também é fundamental, obviamente, na construção de
resultados positivos na aplicação dos processos de manutenção.

Hoje, o setor de manutenção se tornou uma ferramenta estratégica na busca por maior produtividade e redução de custos, tão necessárias para que a gestão possa
garantir uma empresa competitiva no mercado.

Por isso, o que era um gasto se tornou investimento, a tecnologia tomou o espaço do que eram processos manuais, e grande parte das empresas adotaram soluções tecnológicas como ferramentas de transformação dos resultados no setor.

Quais critérios avaliar antes de adquiri-lo

Contudo, é preciso atenção ao escolher o sistema de manutenção ideal para a empresa. Muitos critérios precisam ser avaliados e discutidos antes da aquisição da ferramenta que se tornará a peça-chave desta transformação.

  • Infraestrutura
  • Atendimento
  • Funcionalidades
  • Suporte
  • Investimento

Estes, são alguns critérios que devem ser discutidos pela equipe de manutenção e seus gestores antes de bater o martelo na melhor opção a ser escolhida. Uma árdua tarefa e que exige a participação de todos no setor.

Como escolher o sistema de manutenção ideal

Todavia, para tornar este desejo dos gestores uma realidade, é necessário a execução de um projeto de implementação de um sistema de manutenção, que atribui os passos certos na escolha da solução ideal.

Para ajudar neste desafio, nós selecionamos 5 passos a serem considerados na hora de construir um projeto de implementação como esse e avaliar a solução ideal para o setor de manutenção da empresa.

#1 Mapeamento dos processos de manutenção

O primeiro passo é a definição do processo de manutenção necessário para a sustentação do campo fabril. Esta é uma tarefa muito importante, pois o sistema
ideal é aquele que conduzirá da melhor forma a empresa nesta estratégia.

Nesta etapa, é fundamental definir todos os recursos que devem ser gerenciados neste processo, a fim de avaliá-los nos sistemas que serão inseridos na avaliação de implementação de um sistema de manutenção.

#2 Pesquisa de mercado

Com os processos de manutenção mapeados e os recursos necessários para iniciar uma operação dispostos claramente na etapa anterior, é possível realizar
uma pesquisa de mercado em busca de sistemas que possam se tornar a solução
ideal.

Nesta etapa, vale considerar, além das condições inseridas no processo de manutenção, fatores como infraestrutura necessária, preços e taxas, tempo de projeto, entre outros tópicos que influenciam no desempenho da equipe por meio do software adquirido.

#3 Momento WOW

Todos os gestores possuem o desejo de aprimorar os processos, implementar novos métodos de trabalho, estabelecer uma cultura de manutenção focada nos
resultados, e o que falta para isso, na grande maioria dos casos, são recursos.

Vale considerar na avaliação do sistema de manutenção ideal, a existência de funcionalidades que levem os gestores, o setor e a empresa para o próximo nível, maximizando a produtividade e tornando a empresa mais competitiva.

#4 Avaliação dos sistemas de manutenção escolhidos

Existem muitas opções disponíveis no mercado, cada qual com as suas características, recursos e investimentos diferentes. Um dos passos principais na escolha do sistema de manutenção ideal, é a avaliação de diversas opções.

Neste momento, é muito importante coloca-los todos lado a lado, e assim avaliar o seu atendimento aos recursos estipulados no processo de manutenção, os benefícios e as vantagens além do processo.

#5 Teste de utilização

A análise prática também não pode faltar na avaliação para a escolha do sistema de manutenção ideal. Tecnologia, eficiência, segurança, suporte, estabilidade
são itens que devem ser avaliados neste passo.

Para isso, sugere-se a realização de uma POC, Proof of Concept, ou seja, prova de conceito. Um piloto que tem como objetivo estabelecer um fluxo de trabalho real a ser testado na solução, visando o atendimento às necessidades da empresa.

Comece agora

Realizados os quatro passos anteriores, é possível iniciar a avaliação prática dos sistemas escolhidos. Para ajudar nesse processo, nós gostaríamos de apresentar um sistema de manutenção que está ganhando destaque no mercado.

Estamos falando do Keepfy. A solução, permite a assinatura e o cancelamento a qualquer momento, como as principais ferramentas de streaming que já conhecemos, e ainda conta com a isenção da taxa de contratação e mensalidades a partir de R$ 149,90.

Os recursos que ganham destaque na ferramenta são a agenda do executor, similar ao calendário dos smartphones, com a disposição de todas as manutenções a serem executadas, e o aplicativo mobile para gestão de solicitações de serviço.

Para auxiliar na realização da POC, o Keepfy disponibiliza ainda a utilização total da ferramenta durante o período de 14 dias, gratuitamente, incluindo recursos de atendimento e suporte diretamente no produto.

Aproveite e conheça o Keepfy, um sistema de manutenção com ótimo custo-benefício, pois une eficiência de um sistema totalmente web com a facilidade de um sistema totalmente SaaS. Experimente 14 dias grátis!

Experimente o Keepfy por 14 dias grátis

Conta pra gente!

o que você achou deste conteúdo? Escreva nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *