Artigos sobre Manutenção Industrial e Gestão de Ativos

Tecnologia para a manutenção: como melhorar a gestão de ordens de serviço?

8 de outubro de 2020
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A ordem de serviço (OS) é um documento que contém todas as informações relacionadas a um trabalho. Quando a empresa planeja executar uma tarefa, por exemplo, é elaborada uma ordem de serviço com os principais dados explicando a realização da atividade.

Pode estar relacionado a um trabalho interno (quando prestado dentro da empresa) ou a um externo (quando prestado a um cliente).

Embora esse documento seja necessário para facilitar o desempenho dos processos, alguns gestores ainda não compreendem a importância de gerenciar as ordens de serviço. Ou, pior, de automatizar essa tarefa com uma solução tecnológica para manutenção a fim de garantir mais segurança e agilidade.

Não sabe qual é a importância da gestão de ordens de serviço para a produtividade do setor de manutenção? Então continue lendo esse post para entender por que o gerenciamento é importante, qual é o fluxo ideal de serviço e como a tecnologia para manutenção já está ajudando a otimizar esse processo.

Tecnologia para a manutenção: como melhorar a gestão de ordens de serviço?

Importância da gestão de ordens de serviço no setor de manutenção

A gestão de ordens de serviço é uma tarefa importante dentro do setor de manutenção. Como a execução dos processos está diretamente ligada a esses documentos, a forma com que as informações estão organizadas é capaz de influenciar nos resultados da empresa.

O gerenciamento das ordens de serviço contribui para manter o ciclo de produtividade em ordem, assim como para controlar e reduzir os custos de manutenção.

Por facilitar o trabalho e por trazer mais eficiência no dia a dia, a gestão de ordens de serviço têm se mostrado uma aliada para as empresas que querem se tornar mais competitivas.

Com a gestão desses documentos a empresa é capaz de:

  • Manter um registro interno sobre todas as atividades;
  • Ter maior controle sobre a produção;
  • Armazenar informações mais detalhadas sobre cada serviço;
  • Conservar um histórico dos serviços prestados e dos funcionários responsáveis pela execução das tarefas;
  • Organizar os recibos dos serviços, facilitando assim a localização dos dados.

Qual é o fluxo ideal de serviço?

Há pouco tempo, as ordens de serviço tinham de ser preenchidas a mão e só então eram encaminhadas para o setor de manutenção. Porém, hoje, com o avanço da tecnologia, as empresas já podem fazer a solicitação de um serviço ou até mesmo planejar as ordens de manutenção de forma muito mais prática.

A informatização dos dados, por meio de uma solução tecnológica para manutenção, têm contribuído para tornar as atividades do campo fabril mais eficientes. Possibilita que as equipes desempenhem funções com mais segurança, melhorando a comunicação e eliminando o risco de falhas humanas.

Ou seja, a empresa não só pode usar da tecnologia para emitir a solicitação dos serviços e elaborar as ordens de serviços como para otimizar as operações, reduzir os custos e desempenhar a manutenção dos seus ativos com mais praticidade.

Automatizar as OS: quais são os benefícios para o setor de manutenção?

Automatizar as ordens de serviço oferece benefícios ótimos como eliminar os riscos e otimizar a manutenção dos equipamentos. Também, assegurar mais eficiência no chão de fábrica, certificar mais rapidez e garantir mais segurança no desempenho das funções.

Por meio de uma solução tecnológica para manutenção como, por exemplo, o Keepfy, os profissionais não precisam mais perder tempo preenchendo os formulários a mão. Agora eles podem abrir o sistema, inserir as informações corretas e pronto! Conseguem realizar a solicitação de serviços por aplicativo.

A equipe de manutenção pode desempenhar as atividades do setor como a abertura, edição e finalização dos documentos por meio de um dispositivo móvel. Então, mesmo que do outro lado da fábrica, os responsáveis podem acessar os dados e realizar os procedimentos de forma mais prática e imediata.

Outro benefício de automatizar as ordens de serviço é a facilidade de documentar todos os processos. A empresa não precisa mais se preocupar com o risco dos documentos serem extraviadas e nem dos dados serem ilegíveis.

Logo, o armazenamento digital é capaz de garantir que as informações fiquem mais seguras e estejam registradas corretamente. Incrível, não é? A tecnologia para manutenção veio para facilitar os processos, agilizar a mão de obra e garantir mais segurança. E que empresa não gostaria de usufruir desses benefícios?

Se você ainda têm dúvida sobre como realizar a gestão de ordens de serviço ou não sabe como implementar a Indústria 4.0 dentro da sua empresa, acesse e comece agora mesmo o seu teste gratuito de 14 dias no Keepfy. É fácil, rápido e essa solução vai ajudá-lo a melhorar ainda mais o seu gerenciamento.

Experimente o Keepfy por 14 dias grátis

Conta pra gente!

o que você achou deste conteúdo? Escreva nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress