Artigos sobre Manutenção Industrial e Gestão de Ativos

Por que a mobilidade na manutenção se tornou fundamental?

27 de agosto de 2020
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Hoje, com a popularização dos dispositivos mobile, as pessoas conseguem acessar informações e baixar aplicativos de qualquer lugar.

Essa mobilidade também têm impactado o setor de manutenção, que agora pode fazer uso das informações para aprimorar processos, garantir a qualidade das máquinas e equipamentos e otimizar a linha de produção.

Mas será que todas as indústrias brasileiras compreendem a necessidade de ser mobile?

Veja, neste post, por que a mobilidade na manutenção é importante, quais impactos ela traz para o setor e quais os benefícios. Veja também qual é a importância de escolher um software de gestão da manutenção capaz de oferecer essa mobilidade.

Por que a mobilidade na manutenção se tornou fundamental?

Importância da mobilidade para a indústria

A mobilidade está relacionada à capacidade de tomar decisões e lidar com informações em tempo real, de qualquer lugar.

Quando um imprevisto acontece na fábrica, por exemplo, é a mobilidade que impede que a linha de produção seja interrompida.

Nessa hora, os operadores precisam correr contra o tempo para resolver o problema, e pensar em uma solução só é possível quando o gestor de manutenção tem acesso rápido e remoto aos dados sobre o equipamento.

Assim sendo, a mobilidade é importante porque ajuda a indústria a otimizar o tempo de resposta e agilizar a tomada de decisões. Dessa forma, evita que o chão de fábrica sofra paradas e a empresa tenha prejuízos.

Impactos da mobilidade na manutenção

A empresa que tem mobilidade está um passo à frente da concorrência. O acesso rápido às informações permite que o gestor avalie o desempenho dos processos e solucione adversidades de qualquer lugar, a qualquer hora.

Se consegue antecipar os problemas e impedir a paralisação de máquinas e equipamentos, a empresa consegue manter a sua linha de produção funcionando a todo vapor.

Ou seja, ela consegue atender o mercado e levar os produtos para os clientes em todos os períodos do ano. Isso sem abrir mão da qualidade.

Benefícios da mobilidade no setor de manutenção

A mobilidade tornou a gestão da manutenção mais simples. Agora o gestor já pode acompanhar o desempenho do campo fabril por meio de um dispositivo mobile e assim elaborar estratégias e tomar decisões de qualquer lugar.

O acesso rápido às informações tem garantido mais agilidade para os profissionais realizarem a gestão. Como consequência, isso tem contribuído para tornar o setor de manutenção cada vez mais produtivo.

Abaixo, veja todos os benefícios que a mobilidade oferece para o setor:

1. Comunicação mais ágil entre os setores e a manutenção

Como o dispositivo mobile possui funcionalidades avançadas e aplicativos podem ser instalados em seu sistema operacional, os profissionais do setor de manutenção podem recorrer ao aparelho para se comunicar e mandar mensagens a outros departamentos de qualquer parte da fábrica.

2. Planejamento de todas as atividades

Quando a empresa possui um software de gestão mobile que tem um organizador de tarefas, fica muito mais fácil para o gestor de manutenção acompanhar e organizar as atividades dentro da indústria.

Avaliando prazos e identificando quem são os responsáveis e qual é o nível de urgência dos serviços, o profissional consegue criar um planejamento e programar as tarefas com antecedência.

3. Programação de ordens de serviço

A mobilidade permite uma visão mais abrangente e atualizada sobre todas as atividades realizadas dentro da indústria. Com base nessas informações, a equipe operacional consegue redistribuir tarefas e manutenções conforme a disponibilidade da equipe.

4. Planejamento de manutenções preditivas e preventivas

Se o gestor possui mobilidade dentro da empresa, ele consegue planejar a manutenção preditiva e preventiva das máquinas e equipamentos.

Pode fazer isso analisando informações levantadas em manutenções anteriores, por exemplo, e com base nisso estudar o estado atual dos ativos, a média de duração das peças e até mesmo o grau de desgaste.

Essa análise permite que ele escolha o tipo de manutenção ideal para cada equipamento.

5. Acesso a indicadores, em tempo real

O acesso a indicadores permite que o gestor de manutenção verifique como está o nível de produtividade de cada colaborador e grau de desempenho de cada ativo.

Os números são importantes para ajudar em uma tomada de decisão mais estratégica, uma vez que as medidas se baseiam em dados confiáveis e não suposições.

Importância da escolha do software de manutenção ideal

Você entendeu que a mobilidade na manutenção é importante, não é?

Mas já parou para analisar que, se você não tiver alguns cuidados, você pode escolher uma tecnologia incapaz de oferecer a mobilidade que você precisa?

Na hora que for escolher o seu software de manutenção sempre verifique se a tecnologia é moderna o suficiente para atender a todas as necessidades do campo fabril.

Se o sistema oferece funcionalidades interessantes, se permite o acesso a indicadores e se o gestor é capaz de acompanhar todas as operações, na palma da mão, para elaborar estratégias e tomar decisões de qualquer lugar.

Pode não parecer, mas é a sua decisão que vai determinar se a sua indústria terá ou não sucesso. Afinal, o software será a ferramenta que vai ajudá-lo levar a sua empresa até o topo. Por isso, escolha bem!

Não conhece uma ferramenta capaz de oferecer a mobilidade que o seu chão de fábrica precisa?Então clique para experimentar o Keepfy gratuitamente por 14 dias. Veja como a solução pode transformar a gestão da manutenção e comece agora a mesmo a melhorar os seus resultados.

Experimente o Keepfy por 14 dias grátis

Conta pra gente!

o que você achou deste conteúdo? Escreva nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress